-
Esse conceito é de atitude.
-
Acho que o erro está em dizer que a habilidade é um elemento importante do conteúdo de ensino. A habilidade não é inerente ao conteúdo, ela está dissociada dele. Ela é inerente ao educador, que através da criatividade, da utilização de recursos e artifícios, da afetividade, vai se mostrar mais ou menos habilidoso na condução do aprendizado.
-
Ao meu modo de vê, o erro da questão está, na triste citação em dizer que: " a habilidade se enquadra como conteudo de ensino." Isso não tem nada a ver. A habilidade é um modo de agir e ser, tanto do educador, como do educando, no campo educacional.
-
OS CONTEÚDOS DE ENSINO SE COMPÕEM DE QUATRO ELEMENTOS (Libâneo, 1992):
1. Os conhecimentos sistematizados são a base da instrução e do ensino. Os objetos de assimilação são o meio indispensável para o
desenvolvimento global da personalidade.
2. As habilidades são qualidades intelectuais necessárias para a atividade mental no processo de assimilação de conhecimentos.
3. Os hábitos são modos de agir relativamente automatizados que tornam mais eficaz o estudo ativo e independente.
4. As atitudes e convicções se referem a modos de agir, de sentir e de se posicionar frente a tarefas da vida social. Orientam, portanto,
a tomada de posição e as decisões pessoais frente a situações concretas.
-
Conceitos:
Habilidades: São atributos intelectuais imprescindíveis para a atividade
mental no processo de assimilação de conhecimentos. A habilidade pode
ser compreendida pelas palavras de Resende (2000, p. 37): "o conceito de
habilidade está mais relacionado com a maneira de executar tarefas, aplicar
conhecimentos, de agir, de pensar". A habilidade beneficia a aplicação da
competência e da aptidão.
Hábito: Está relacionado ao modo de agir automático que torna eficaz o
estudo ativo e independente.
Atitudes e convicções: Relacionam-se a maneira de agir e de se
posicionar diante das tarefas da vida social.
-
Gab. ERRADO.
Reescrevendo corretamente:
Atitudes e convicções, está associada a modos de agir, de sentir e de se posicionar diante de situações concretas da vida social.
A colega Carol Costa escreveu corretamente!
fonte: http://www.mat.ufmg.br/ead/acervo/livros/Didatica%20Geral.pdf
-
Os conteúdos de ensino se compõem em 4 elementos: Conhecimentos sistematizados, habilidades e hábitos, atitudes e convicções:
Conhecimentos sistematizados: são a base da instrução e do ensino, os objetos de assimilação e meio indispensável para o desenvolvimento global da personalidade.
Habilidades: são qualidades intelectuais necessárias para atividades mental no processo de assimilação de conhecimentos.
Hábitos: São modos de agir relativamente automatizados que tornam mais eficaz o estudo ativo e independente.
Atitudes de convicções: referem-se ao modos de agir, de sentir e de se posicionar frente as tarefas da vida social. (A resposta é atitudes e convicções)
FONTE: LIBÂNEO. DIDÁTICA.
GABARITO ERRADO
-
Para a formação do aluno é preciso de CHA
Conhecimentos (saber)
Habilidade (saber fazer) = COMPETÊNCIA
Atitudes (querer fazer)
-
Os conhecimentos sistematizados correspondem a conceitos e termos fundamentais das ciências; fatos e fenômenos da ciência e da atividade cotidiana; leis fundamentais que explicam as propriedades e as relações entre objetos e fenômenos da realidade; métodos de estudo da ciência e a história de sua elaboração; problemas existentes no âmbito da pratica social (contexto econômico, politico, social e cultural do processo de ensino e aprendizagem) conexos com a matéria.
As habilidades são qualidades intelectuais necessárias no processo de assimilação de conhecimentos. Os hábitos são modos de agir relativamente automatizados que tornam mais eficaz o estudo ativo e independente. Exemplos de hábitos e habilidades intelectuais e sensoriais motores: observar um fato e extrair conclusões, destacar propriedades e relações das coisas, dominar procedimentos para resolver exercícios, escrever e ler, uso adequado dos sentidos, manipulação de objetos e instrumentos.
As atitudes e convicções se referem a modos de agir, de sentir e de se posicionar frente a tarefas da vida social. Orientam, portanto, a tomada de posição e as decisões pessoais diante das situações concretas. Exemplos: os alunos desenvolvem valores e atitudes em relação ao estudo e ao trabalho, a convivência social, a responsabilidade pelos seus atos, à preservação da natureza, ao civismo, aos aspectos humanos e sociais dos conhecimentos científicos.