-
Conforme a definição contida na Norma Brasileira de Descrição Arquivística - NOBRADE
PONTO DE ACESSO: Elemento de informação, termo ou código que, presente em unidades de descrição, serve à pesquisa, identificação ou localização de documentos.
Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/nobrade.pdf
-
Pontos de acesso servem para "facilitar" sua localização. Não tem nada de fundamentar a classificação...
-
Ola pessoal, ao comentarem coloquem o gabarito.
Gabarito: ERRADO.
-
Ponto de acesso: elemento de informação, termo ou código que, presente em unidades de descrição, serve à pesquisa, identificação ou localização de documentos.
http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/nobrade.pdf
-
ERRADA.
Já diz o nome. Pontos de acesso servem para facilitar a acessibilidade do documento, não para classificá-lo.
-
O examinador buscou confundir porque existem muitas informações a serem retiradas da classificação de documentos e os pontos de acesso - que nada mais são do que os termos que selecionamos para recuperar as informações - podem ser identificados a partir da análise da classe em que o documento foi inserido. O grande pulo do gato é saber que em questões de normas de descrição, o examinador sempre cobra exatamente o que está escrito na norma. Nunca vi nenhuma questão de interpretação de normas de descrição. Então é por isso que a questão está errada: o examinador estava cobrando o conceito da área 8 da nobrade, "Área de Pontos de Acesso e Descrição de Assuntos".
-
Segundo a
NOBRADE, os pontos de acesso é o elemento de informação, termo ou código que, presente em unidades
de descrição, serve à pesquisa, identificação ou localização
de documentos. Sua função é permitir o acesso e possibilitar a busca e recuperação do documento através da identificação de elementos chave.
Como tem base na descrição de documentos, os pontos de acesso são fundamentados no conteúdo informacional do documento, e não em sua classificação.
Gabarito do professor: Errado
-
Além dos elementos de descrição obrigatórios, que constituem pontos de acesso naturais na descrição multinível, cabe à entidade custodiadora a identificação de outros pontos e a seleção dos elementos de descrição que serão objeto de indexação. A indexação dos assuntos deve contemplar nomes de entidades, eventos, áreas geográficas, períodos e assuntos tópicos. Os assuntos tópicos devem ser indexados de acordo com as necessidades, possibilidades e objetivos da entidade custodiadora, levando-se em consideração a metodologia e os resultados distintos obtidos pela indexação pré-coordenada, mais comum em sistemas manuais de recuperação de informação, e pela indexação pós-coordenada,
mais comum em sistemas informatizados de recuperação de informação. (Área de Pontos de Acesso e Indexação de Assuntos)
-
Gabarito: Errado
O ponto de acesso está no CIT
Código
Informação
Termo