SóProvas


ID
1686037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação às normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item subsequente.

De acordo com a norma brasileira de descrição arquivística, informações sobre a história da unidade de descrição, desde que sejam significativas para a autenticidade, integridade e interpretação dessa unidade, serão incluídas no elemento história arquivística.


Alternativas
Comentários
  • Certo

    “Se o fundo como um todo estiver sendo descrito, ele deverá ser representado numa só descrição. [...] Se é necessária a descrição das suas partes, estas podem ser descritas em separado [...]. A soma total de todas as descrições assim obtidas, ligadas numa hierarquia [...], representa o fundo e as partes para as quais foram elaboradas as descrições. [...] tal técnica de descrição é denominada descrição multinível”. (ISAD-G, 2000, p.7)
    Segundo, ainda, essa mesma norma, os elementos considerados essenciais para o intercâmbio internacional de informação arquivística são: o código de referência, o título46, o produtor, a data, a dimensão da unidade de descrição47 e o nível de descrição (relativamente à hierarquia do arranjo). A descrição completa inclui aos elementos essenciais citados: uma área de contextualização constando-se da história administrativa⁄biográfica e da história arquivística da unidade de descrição.

  • Certo.  Schellenberg (1980) é muito claro ao falar da descrição arquivística: “o termo descrição compreende todas as atividade exigidas para a preparação de instrumentos e meios de busca. Descrição, de acordo com o dicionário, é a enumeração das qualidades essenciais de um objeto. Esta definição aplica-se tanto aos documentos como aos demais objetos”. (p.199). 


    E a norma ISAD-G (2000) traz no seu glossário: “Descrição arquivística (archival description) – A elaboração de uma acurada representação de uma unidade de descrição e de suas partes componentes, caso existam, por meio da extração, análise, organização e registro de informação que sirva para identificar,gerir, localizar e explicar documentos de arquivo e o contexto e o sistema de arquivo que os produziu”. (p.4)


  • Segundo a NOBRADE:

    UNIDADE DE DESCRIÇÃO: Documento ou conjunto de documentos, sob qualquer forma física, tratados como uma unidade, e que, como tal, serve de base a uma descrição particularizada.

    HISTÓRIA ARQUIVÍSTICA 

    Objetivo: Oferecer informações referenciais sistematizadas sobre a história da produção e acumulação da unidade de descrição, bem como sobre a sua custódia.

    Regras: Identifique a natureza da acumulação do acervo e registre sucessivas transferências de propriedade e custódia, intervenções técnicas ao longo do tempo, dispersões e sinistros relacionados à unidade de descrição.

    Comentário pessoal: Apesar de não estar expresso na norma (ou não consegui achar), faz sentido que as informações sejam registradas de acordo com a significância para a respectiva unidade de descrição.

    GABARITO: CERTO

    Espero ter ajudado. Abs

  • De acordo com a NOBRADE:

    2.3 História arquivística 

    Objetivo: Oferecer informações referenciais sistematizadas sobre a história da produção e acumulação da unidade de descrição, bem como sobre a sua custódia.

    Regra(s): Identifique a natureza da acumulação do acervo e registre sucessivas transferências de propriedade e custódia, intervenções técnicas ao longo do tempo, dispersões e sinistros relacionados à unidade de descrição.
  • CERTA.

    Autenticidade = comprova os procedimentos que produzem, recebem, armazenam e conservam os dcumentos.

    Integridade = documento é mantido por completo.

    Interpretação = interpreta o conteúdo do documento.

    A história da unidade de descrição é importante para contar como a instituição produz seus documentos de arquivo.

  • Segundo a NOBRADE, a história arquivística é um elemento de descrição que tem o objetivo de oferecer informações referenciais sistematizadas sobre a história da produção e acumulação da unidade de descrição, bem como sobre a sua custódia.

    Em outras palavras, a história arquivística traz elementos sobre os fatos que influenciaram as condições atuais dos documentos, sendo eles necessários para compreender a atual situação dos mesmos. A autenticidade é a capacidade de o documento provar ser "o que diz ser", ou seja, que foram observados todos os requisitos necessários para a sua produção. A integridade é a capacidade de o documento provar que, ao longo de sua existência, não houve qualquer alteração indevida em seu conteúdo ou estrutura. A interpretação é a capacidade de o documento induzir a informações implícitas através de sua leitura.

    Gabarito do professor: Certo