SóProvas


ID
1686406
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O sucesso do controle de pragas, doenças e plantas daninhas depende muito da qualidade da aplicação do produto fitossanitário. A maioria dos problemas de mau funcionamento dos produtos na lavoura deve-se à aplicação incorreta.

Considerando a eficiência de aplicação dos agrotóxicos, analise as seguintes afirmações.

I – De forma geral, temperaturas superiores a 30 ºC, velocidade do vento superior a 10km/h e umidade relativa superior a 60% são impróprias à pulverização.

II – A aplicação de um inseticida para controle da mosca-branca poderá ter como alvo a face adaxial das folhas, caso o produto tenha ação translaminar.

III – A eficiência de uma aplicação de herbicida no solo sofrerá maior influência das condições climáticas do que a aplicação de um fungicida de ação preventiva aplicado sobre as folhas.

IV – A qualidade da água é um fator fundamental na eficácia de produtos fitossanitários. Se a água apresentar quantidade elevada de partículas e terra em suspensão, pode reduzir a meia-vida dos produtos.

Então, pode-se concluir que as afirmações plenamente corretas estão contempladas em:

Alternativas
Comentários
  • De forma geral, temperaturas acima de 30°C e umidade relativa inferior a 55% são impróprias para à pulverização. E o  O ideal para pulverização são ventos constantes de 3,2 a 6,5 km/h, capaz de movimentar levemente as folhas;

  • A aplicação na presença de vento com velocidade acima de 10 km/h poderá provocar deriva e as gotículas não atingirão o alvo, podendo atingir locais com culturas sensíveis. A deriva consiste no deslocamento de gotas ou vapor até locais não alvos, provocando danos em lavouras vizinhas.