-
[...]governos regidos por políticos sem ética, sem critérios de justiça social e que, mesmo após o advento de regimes democrático, continuam contaminados pelo "vírus" dos interesses escusos geralmente oriundos de sociedades dominadas por situações de pobreza e injustiça social, abala a confiança das instituições, prejudica a eficácia das organizações, aumenta os custos, compromete o bom uso dos recursos públicos e os resultados dos contratos firmados pela Administração Pública e ainda castiga cada vez mais a sociedade que sofre com a pobreza, com a miséria, a falta de sistema de saúde, de esgoto, habitação, ocasionados pela falta de investimentos financeiros do Governo, porque os funcionários públicos priorizam seus interesses pessoais em detrimento dos interesses sociais.
fonte:http://portal.metodista.br/gestaodecidades/publicacoes/boletim/09/etica-no-servico-publico
-
b- A falta de ética (não) compromete a capacidade de governança, pois não representa risco à sobrevivência das organizações públicas e privadas.
-
A falta de ética compromete sim a capacidade de uma Governança.
-
Segundo a professora Giovanna Carranza, governança significa: capacidade, eficiência, eficácia, efetividade.
-
o atual governo que diga.
-
O fato concreto e constrangedor é que a falta de ética e a corrupção existem em larga escala, e não podem ser tratadas apenas pelos meios convencionais de repressão legal.
A falta de ética compromete a capacidade de governança e representa risco à sobrevivência das organizações, públicas e privadas. Nesse sentido, o acesso à informação foi aumentado e democratizado, os negócios se tornaram mais visíveis, passando a ser acompanhados mais de perto pela sociedade.
A falta de ética e a corrupção existem em grande escala e os meios convencionais de repressão legal na maior parte do mundo têm apresentado resultados insatisfatórios.
-
Gabarito: b
Deus os abençoe!
-
Cabe questionar se tratando do ente público onde fica o principio da MORALIDADE largamente expresso na CF?? Ser ético esta imbricado a esse principio.
-
A resposta mais errada é a Letra B. No entanto, sob outro ponto de vista, eu consideraria todas como sendo erradas.
-
DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
CAPÍTULO I
Seção I
Das Regras Deontológicas
(...) VII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.
-
Eu acertei mas que questão péssima... todas as alternativas são falhas.