SóProvas


ID
1688605
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma técnica sistemática para construir a arquitetura do software enquanto conduz testes para descobrir erros associados às interfaces.

Alternativas
Comentários
  • Os estágios do processo de teste são:


    1) Testes de desenvolvimento: Os componentes são testados pelas pessoas que os desenvolveram.

    2) Testes de sistema: Componentes são integrados para criar um sistema completo. Esse processo se preocupa em encontrar os erros resultantes das interações inesperadas entre componentes e problemas de interface do componente. Também visa mostrar que o sistema satisfaz seus requisitos funcionais e não funcionais, bem como testar as propriedades emergentes do sistema.

    3) Testes de aceitação: Esse é o estágio final de testes, antes que o sistema seja aceito para uso operacional. Os testes de aceitação podem revelar problemas de requisitos em que os recursos do sistema não atendam às necessidades do usuário ou o desempenho do sistema seja inaceitável.

    Por fim, a figura 2.7 relaciona relaciona o Projeto de sistema ao Teste de integração de sistema.

    Fonte: Sommerville 9 Edição, Capítulo 2.
  • a) Top-down. Uma abordagem de cima para baixo (também conhecida stepwise design e decomposition, em inglês, e em tradução livre “projeto passo a passo” e “decomposição” respectivamente) é essencialmente a fragmentação de um sistema para promover compreensão da composição de seus subsistemas. Numa abordagem de cima para baixo é formulada uma visão geral do sistema, partindo de uma instância final para a inicial, como uma engenharia reversa. Cada nível vai sendo detalhado, do mais alto ao mais baixo, de forma a se chegar nas especificações dos níveis mais básicos do elemento abordado.

     

    b) O Teste de Mesa é um processo manual que é utilizado para validar a lógica de um determinado algoritmo. Ele é utilizado principalmente em algoritmos quando a linguagem utilizada não possui nenhuma ferramenta automatizada de depuração.

     

    c) Teste de integração é a fase do teste de software em que módulos são combinados e testados em grupo. Ela sucede o teste de unidade, em que os módulos são testados individualmente, e antecede o teste de sistema, em que o sistema completo (integrado) é testado num ambiente que simula o ambiente de produção. O teste de integração é alimentado pelos módulos previamente testados individualmente pelo teste de unidade, agrupando-os assim em componentes, como estipulado no plano de teste, e resulta num sistema integrado e preparado para o teste de sistema.O propósito do teste de integração é verificar os requisitos funcionais, de desempenho e de confiabilidade na modelagem do sistema. Com ele é possível descobrir erros de interface entre os componentes do sistema.

     

    d) bottom-up. Uma abordagem de baixo para cima é a “colcha de retalhos” do sistema para dar rumo a sistemas mais complexos. Tornando assim, a cada passo, os sistemas originais em subsistemas de um sistema final maior. Um processamento de baixo para cima é um tipo de processamento de informação baseado em dados de entrada vindos do meio ao qual o sistema pertence para formar uma percepção. Informação entra nos olhos e uma direção (entrada), e é transformada em imagem pelo cérebro que pode interpretar e reconhecer como uma percepção (saída). Numa abordagem de baixo para cima os elementos básicos são inicialmente descritos em detalhes. Esses elementos são associados para formar um subsistema maior, que então pode ser associado a outros elementos em muitos outros níveis eventualmente até completar o nível mais alto do sistema objetivo. Essa estratégia se assemelha a um modelo de "semente", de forma a começar pequeno com elementos básicos e ir crescendo ao longo de completações e associações.

     

    e) Os Testes Funcionais permitem que os testes ocorram de uma forma mais eficiente e rápida, possibilitando encontrar as inconformidades do software em relação aos requisitos do sistema

  • Teste de integração - técnica sistemática para construir a arquitetura de software, ao mesmo tempo que conduz testes para descobrir erros asosciados com as interfaces;

     

    .: Teste de Integração Descendente (Top-down);

    .: Teste de Integração Ascendente (Bottom-up).

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão