-
Mas e quanto ao paralelismo?
-
"plantas retangulares alongadas"... quanto alongada? Pois quanto mais alongada for mais probabilidade de eco e aumento do tempo de reverberação com perda de audibilidade...questão mal formulada
-
pois é. também achei mal elaborada.
-
Inclusive plantas muito alongadas propiciam aumento do coeficiente de vivacidade.
-
Essa foi a alternativa que eliminei primeiro devido à não indicação de paredes paralelas devido ao eco...o maior inimigo da audibilidade.
-
"Outro aspecto que deve ser observado para a adoção da forma do ambiente é a direcionalidade da fonte. Algumas fontes sonoras apresentam uma tendência de melhor propagação para determinas direções, que devem ser respeitadas para o posicionamento apropriado da audiência. Em função dessa característica, normalmente plantas mais alongadas são melhores que plantas de seção quadrada" (Bê-á-bá da acústica arquitetônica)
Quanto ao paralelismo que poderia provocar o surgimento de ondas estacionárias, a utilização de elementos difusores ou pequenas inclinações na parede resolveria o problema.
-
Creio que se fosse especificado qual o uso do espaço (musical, palestras, etc) não deixaria a questão tão aberta para diferentes interpretações. Dependendo da finalidade do espaço, utilizam-se formas diferentes.
Em outras palavras, boa audibilidade para qual uso?