SóProvas


ID
1689919
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos diferentes sistemas de manutenção, considere as seguintes afirmativas:
1. Manutenção preventiva é a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo.
2. Manutenção corretiva é a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de condição ou desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática.
3. No caso de o reparo de estruturas de concreto ser feito com base no monitoramento de sua deformação estrutural através de sensores, esse monitoramento é um exemplo de manutenção preventiva.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A 3ª alternativa se refere à manutenção preditiva.

  • Conceitos:

    MANUTENÇÃO PREVENTIVA - Manutenção efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha. Intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha. 


    MANUTENÇÃO CORRETIVA - Manutenção que consiste em substituir peças ou componentes que se desgastaram ou falharam. Normalmente, os reparos são executados sem planejamento e em caráter emergencial.


    MANUTENÇÃO PREDITIVA - Manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento, com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Quando é necessária a intervenção da manutenção no equipamento, a empresa estará realizando uma manutenção corretiva planejada.


    no caso da alternativa 3, após a preditiva, deveria-se a programar uma manutenção corretiva, baseado na previsão de falha da estrutura.

  • De acordo com a NBR 5674/2012:

    A) Manutenção rotineira, caracterizada por um fluxo constante de serviços, padronizados e cíclicos, citando-se por exemplo, limpeza geral e lavagem de áreas comuns;

    B) Manutenção corretiva, caracterizada por serviços que demandam ação ou intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários; e

    c) Manutenção preventiva, caracterizada por serviços cuja realização é programada com antecedência, priorizando as solicitações dos usuários, estimativas da durabilidade esperada dos sistemas, elementos ou componentes das edificações em uso, gravidade e urgência, e relatórios de verificações periódicas sobre o seu estado de degradação.