SóProvas


ID
1690789
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ventilação mecânica é um método artificial para a manutenção da ventilação em clientes impossibilitados de respirar espontaneamente, realizado por tubos orotraqueais ou de traqueostomia acoplados a ventiladores mecânicos que fornecem pressões positivas para a expansão pulmonar. Para que haja uma troca gasosa ideal quando clientes estão submetidos a esse dispositivo, é necessária uma relação ideal entre ventilação e perfusão alveolar (índice V/Q). Sobre os conceitos que permeiam essas questões, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A embolia, ou embolismo, refere-se a uma obliteração súbita de um vaso sanguíneo por uma substância anormal (sólida, líquida ou gasosa) que foi carreada pelo sangue. As principais consequências respiratórias são o aumento do espaço morto alveolar, com alterações da relação ventilação/perfusão (V/Q), e consequente alteração do intercâmbio de gases. Também ocorrem hiperventilação alveolar pela estimulação de receptores irritativos, aumento da resistência das vias aéreas por broncoconstrição reflexa, redução da complacência pulmonar por edema ou hemorragia pulmonares ou perda de substância tensoativa alveolar (surfactante).

    Um indivíduo com uma obstrução das vias aéreas por um tumor não terá a região distal a este tumor como um espaço morto, pois o conceito de espaço morto está relacionado à ventilação sem troca gasosa. Esta região formará um shunt, pois o sangue que perfundir a região afetada pelo tumor não sofrerá hematose. Portanto a alterantiva B está errada.

    Na relação ventilação/perfusão (V/Q) podemos encontrar que valores finais da PaO2 e PaCO2 resultam de interações entre a taxa de ventilação alveolar e o respectivo fluxo sanguíneo. Mesmo em indivíduos normais, a relação V/Q não é uniforme em todo o pulmão, sendo maior nos ápices. As situações polares dos distúrbios V/Q são representadas por alvéolos ventilados, mas não perfundidos (espaço morto) e pela situação oposta, alvéolos não ventilados mas perfundidos adequadamente (shunt).

    Logo, índice V/Q alto - neste caso a ventilação é alta e o fluxo sanguíneo é baixo, isso produz aumento de espaço morto , produzindo hipoxemia e hipercapnia . Índice V/Q baixo – neste caso a ventilação é baixa e o fluxo sanguíneo é alto, pode ser chamado de shunt intrapulmonar, pode produzir uma hipoxemia com ou sem hipercapnia . Índice V/Q nula - não há nem ventilação e nem perfusão sanguínea.

    Gabarito do professor: Letra B

    Bibliografia

    Pádua AI; Alvares F & Martinez JAB. Insuficiência respiratória. Medicina, Ribeirão Preto. 36: 205-213, abr./dez. 2003.

    Swearingen PL, Keen JH. Manual de Enfermagem no Cuidado Crítico: Intervenções de Enfermagem e Problemas Colaborativos. 4º edição, ed. Artmed, Porto Alegre, 2007.

    Guyton, A. C. e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

    http://www.uff.br/fisio6/PDF/sistema_respiratorio/...

    http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/5...
  • Shunt / Efeito shunt

    Áreas do pulmão são adequadamente perfundidas, mas não são adequadamente ventiladas, o que gera hipoxemia. Denomina-se shunt quando a obstrução dos alvéolos é total e efeito shunt é quando a obstrução é apenas parcial.

    Efeito espaço morto

    Áreas do pulmão são adequadamente ventiladas, mas não são adequadamente perfundidas. Isso não gera hipoxemia, gera hipercapnia, porque o sangue que passa capta oxigênio, mas não há área de troca suficiente para eliminar todo o CO2.

    FONTE: Sanarmed