SóProvas


ID
1690963
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Planejar o layout engloba desde a localização da empresa até as dimensões interdepartamentais e departamentais. Decidir qual o layout adequado é fundamental para a estrutura, pois exerce impacto direto nos resultados da operação.

Assinale a única alternativa que contém os tipos de layout comumente utilizados: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. DIAS (2010):

    Objetivos: A primeira necessidade sentida quanto ao layout ocorre quando da implantação de um depósito. Está presente desde a fase inicial do projeto até a etapa da operacionalização, influindo na seleção do local, projeto de construção, localizaçãode equipamentos e estações de trabalho, seleção do equipamento de transporte e movimentação, estocagem, expedição e dezenas de detalhes que vão desde a topografia do terreno até a presença ou não de janelas. O regime de atendimento e os tipos de produtos a serem estocados são os parâmetros em torno dos quais osespecialistas em layout fazem seus estudos que têm sempre como finalidade cercar o projeto de todas as condições que possibilitem uma operação dentro de um ótimo de economia e rendimento. Este seria o caso ideal; em grande número de casos, porém, diversos fatores podem impedir a adoção, na íntegra, das normas para o estabelecimento de um layout perfeito, partindo-se então para estudos de um layout de adaptação.

  • Algumas dicas:

    Posicional: Recurso principal permane fixo;

    Funcional: Grande variedade de itens e reduzido volume de produção;

    Produto: Grande volume de produção, no entanto tarefas repetitivas e contínuas;

    Celular: Adaptável e Flexível.

    #ANALISTAADM #sanguenosolhos

     

     

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de layout. Aqui, deve ser marcada a alternativa que contém os tipos de layout comumente utilizados.

    Layout consiste na maneira de como os recursos transformadores de uma organização são posicionados uns em relação aos outros e como as várias tarefas da operação serão alocadas a esses recursos transformadores. O layout pode ser:

    • De produto/em linha: segundo Martins e Laugeni (2000), neste tipo de layout, as máquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecida em caminhos alternativos. O material percorre um caminho previamente determinado no processo. É indicado para produção com pouca ou nenhuma diversificação, em quantidade constante ao longo do tempo e em grande quantidade. Requer um alto investimento em máquinas e pode apresentar problemas com relação à qualidade dos produtos fabricado. Para os operadores costuma gerar monotonia e estresse.

    • Combinado: ocorrem para que sejam aproveitadas em determinados processos as vantagens do layout funcional e a de linha de montagem. Pode-se ter uma linha constituída de áreas em sequência com máquinas de mesmo tipo como no layout funcional, continuando posteriormente com uma linha clássica.

    • De processo/Funcional: tem a planta segmentada por especialidades, os materiais se deslocam por cada departamento até o seu acabamento final. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. O produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, tendo em vista que cada etapa é de responsabilidade de um setor.

    • De Posição Fixa: mantém o produto fixo, estacionado. É usado para produtos pesados e de grande porte, como navios, aviões. Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume de produção, dada a natureza do que produz.

    • Celular: consiste em arranjar em um só local maquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários.

    Tendo visto os tipos acima, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000. 

    SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.