SóProvas


ID
1694278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da macroeconomia, seus principais agregados e o sistema de contas nacionais, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla PIB, sempre que empregada, corresponde a produto interno bruto.

O PIB, medida útil do nível global da atividade econômica de uma nação, embora apresente como limitação o fato de não avaliar a produção que está fora dos mercados, tem a vantagem de ser caracterizado como uma medida de bem-estar e lazer.


Alternativas
Comentários
  • O PIB não mede o bem estar, mas apenas a riqueza de uma nacao

  • A principal crítica ao uso do PIB como determinante de políticas públicas é que ele não mede o bem-estar das pessoas. Há também outros buracos, como o fato de ele não englobar atividades que estão fora dos mercados (como o trabalho doméstico não remunerado), a ineficiente incorporação de serviços prestados pelo Estado (como atendimento de saúde) e sua omissão sobre os impactos ambientais das atividades produtivas. (...)

    “O PIB não é a soma das riquezas, como dizem, é uma medida da atividade, da demanda agregada em um período. Ele independe do produto ser usado para o bem ou para o mal. E é uma forma indireta de medir emprego”, define o economista Carlos Young, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista na área de recursos naturais. O indicador, segundo o professor, é limitado por não mostrar como ocorre a produção – se de forma sustentável ou não – e não deve ser usado como medida de desenvolvimento de longo prazo.

    http://www.gazetadopovo.com.br/economia/o-pib-traz-felicidade-9tgekhgasleknt7ghj0e55qoe


  • Errado!

              Não confunda PIB e bem-estar. Com lazer então....

              Um PIB maior apenas significa que a economia está produzindo mais bens e serviços. Isso não significa que a população tenha maior acesso a esses bens e serviços produzidos, no entanto.

              É claro que, para que a população tenha maior bem-estar, com certeza o PIB tem que aumentar. Mas se analisarmos o PIB isoladamente, isso não significa que a população está maior bem-estar.

              Ou seja, o PIB NÃO É UMA MEDIDA de bem-estar. Ele é uma medida de crescimento econômico. Uma medida de bem-estar seria o IDH, mas não o PIB.

              Já sobre a parte de lazer, nem se fala: o PIB não tem relação nenhuma com lazer.

    Resposta: E

  • Gab. E

    Em última análise, a medida do produto nacional procura captar alterações de bem-estar. Mas isso é praticamente impossível, porque bem-estar é um conceito mais amplo, que envolve questões como paz, igualdade de oportunidades, não-violência urbana, bem como as condições de saúde, educação, distribuição de renda etc.

    Por esse motivo, devemos diferenciar o conceito de Bem-estar Social (mais amplo) de Bem-estar Econômico, medido pelo Produto Nacional do país, que é avaliado no mercado, tem um preço de mercado. O Produto Nacional mede essencialmente o bem-estar no sentido econômico. O indicador mais utilizado para avaliar o bem-estar do ponto de vista social é o índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado periodicamente pelas Nações Unidas.

    Fonte: Micro e Macro, Marco Antonio Sandoval