SóProvas


ID
1695142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

       Durante o levantamento de campo para construção de um complexo de edificações em uma região montanhosa, o GPS parou de funcionar, e a equipe técnica decidiu continuar os trabalhos utilizando uma carta topográfica da região. Ao confrontar o terreno natural com as curvas de nível da carta topográfica, a equipe observou que estava posicionada em uma curva de nível de cota 300, e a base do acampamento estava localizada em uma curva de nível de cota 50. Para que a equipe pudesse retornar à base, havia dois caminhos disponíveis: uma rota cruzando curvas de nível bem próximas umas das outras, e a outra rota cruzando curvas de nível bem afastadas umas das outras. O responsável pela equipe decidiu seguir o caminho cujas curvas de nível são bem próximas.

A respeito da situação hipotética apresentada, julgue o item subsequente. 

O caminho escolhido pelo responsável da equipe é o mais íngreme.


Alternativas
Comentários
  • certo!

    quando as curvas de níveis estão mais próximas temos cotas diferentes mais próximas e isso significa um terreno que possui uma variação de altura elevada em relação a sua distância horizontal

  • As curvas de nível ou linhas isoípsas apresentam a mesma cota ou elevação (altitude) de uma superfície ou terreno. Geralmente elas são desenhadas a cada 0,50 ou 1m de distância, mas essas distâncias podem variar justamente em relação ao relevo do terreno. Relevos de maiores altitudes possuem curvas de níveis mais próximas umas da outras, enquanto que as mais distantes representam terrenos mais planos.