SóProvas


ID
1695556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um engenheiro realizou uma vistoria nas obras executadas em um prédio para verificar se as instalações elétricas e hidrossanitárias teriam sido executadas de acordo com as normas técnicas. Após a conclusão da vistoria, o engenheiro registrou as seguintes observações em seu relatório: a tubulação aparente da rede de água fria é identificada pela cor azul-clara; em um apartamento do último andar do prédio, os chuveiros elétricos apresentam pouca pressão de água; os fios elétricos ocupam cerca de 90% da área da seção transversal dos eletrodutos; e, embora o banheiro esteja limpo, exala mau cheiro.

De acordo com essa situação hipotética, julgue o item subsequente.

Para funcionar corretamente nesse edifício, o chuveiro deveria ter, pelo menos, uma pressão dinâmica de 1,0 metro de coluna d'água (mca).

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe qual a referência pra essa resposta? A norma 5626 (água fria) diz que a pressão estática mínima deve ser de 5 kPa, o que equivale a 0,5 mca.

  • A referência está na própria NBR 5626 - Instalação predial de água fria

    5.3.5.1 Em condições dinâmicas (com escoamento), a pressão da água nos pontos de utilização deve ser estabelecida de modo a garantir a vazão de projeto indicada na tabela 1 e o bom funcionamento da peça de utilização e de aparelho sanitário. Em qualquer caso, a pressão  não deve ser inferior a 10 kPa, com exceção do ponto da caixa de descarga onde a pressão pode ser menor do que este valor, até um mínimo de 5 kPa, e do ponto da válvula de descarga para bacia sanitária onde a pressão não deve ser inferior a 15 kPa.

    5.3.5.2 Em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão da água em condições dinâmicas (com escoamento) não deve ser inferior a 5 kPa.


    Resumindo as pressões dinâmicas mínimas nas instalações de água fria:

    1) Qualquer ponto da rede: Mínimo de 5 kPa (0,5 mca)

    2) Pontos de utilização (caso do chuveiro da questão): Mínimo de 10 kPa (1,0 mca)

    3) Caixa de descarga: 5 kPa (0,5 mca)

    4) Válvula de descarga: 15 kPa (1,5 mca)

    Obs.: Nas instalações prediais de água quente as pressões dinâmicas mínimas são sempre 5 kPa independente se ponto de utilização ou outro ponto da rede.



  • a título de curiosidade pessoal

     

    um chuveiro elétrico com baixa pressão é mais suceptível a queimar sua resistência porque a própria agua atua como regulador térmico no seu interior 

  • Continua correta mesmo com a atualização da NBR, somente algumas justificativas que mudaram.