SóProvas


ID
1695562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

      Projetistas de um escritório fizeram um levantamento de requisitos de prevenção contra incêndio para a elaboração de um projeto de construção de um prédio comercial. Após suas pesquisas, eles elaboraram especificações técnicas de materiais que apresentavam certas propriedades de resistência ao fogo. Foram levantados, também, requisitos de materiais para revestimento acústico, proteção de pilares e paredes.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue o item seguinte, considerando as ações de prevenção de incêndios e controle ambiental das edificações.

Para a proteção contra incêndio de paredes construídas com drywall, os projetistas deverão recomendar que elas sejam preenchidas com placas de lã de vidro, que possuem maior resistência ao fogo que as placas de lã de rocha. 

Alternativas
Comentários
  • Placas de lã de rocha
    Baixa condutividade térmica: o baixo coeficiente k ou ? em larga faixa de temperatura (-270 à +750ºC) resulta em elevada economia de energia.Alta resistência à temperatura e ao fogo: o ponto de fusão das fibras é acima de 1100ºC e a temperatura máxima recomendada para operação contínua é de 750ºC.Incombustibilidade: aprovada em todos os testes internacionais como incombustível.Não queima nem emite fumaça: quando em contato com chama, não queima nem emite fumaça tóxica como as espumas plásticas (poliuretano, EPS/Isopor, PVC etc.).Redução sonora e de ruídos: alta absorção sonora atingindo 100% em várias freqüências. Pode ser aderida a vários revestimentos e acabamentos para fins acústicos e estéticos.Quimicamente inerte: pode ser usada em contato com todos os materiais. Não causa corrosão.Fácil manuseio: extremamente leve, é facilmente cortada e instalada.Várias densidades: de 32 kg/m³ a 200 kg/m³, dispõe de produtos leves e flexíveis, até muito rígidos.Produto especial sob encomenda: diversas dimensões, espessuras, formatos e revestimentos.
    De fácil manipulação a lã de vidro é incombustível, tem vida útil indeterminada, não absorve umidade ou odores e representa contribuição significativa para economia de energia e para a proteção do meio ambiente. Entre outras vantagens da lã de vidro, estão o processo de fabricação, que permite o uso de material 100% reciclado e, consequentemente, a redução do consumo de matérias primas não renováveis. Além disso, é livre de amianto e produtos químicos além de gás CFC (clorofluorcabono) e HCFC (hidroclorofluorcabono).

  • Lã de Rocha: Alta resistência térmica e acústica e ao fogo

    Lã de Vidro: Alta resistência térmica e acústica

  • MATERIAIS... ISOLAMENTO...

     

    -> lã de rocha -> resistência ao FOGO. térmica e acústica

    -> lã de vidro, por exemplo, é inserida na parte interna das paredes para proporcionar isolamento térmico e acústico ao sistema.

  • Tanto a lã de vidro, quanto a lã de rocha são excelentes opções para realizar o isolamento acústico e térmico de sua casa. As diferenças estão basicamente na matéria prima utilizada em casa uma: na lã de vidro, é utilizada a areia; na lã de rocha, rochas.

     

    Na construção civil, os materiais podem ser utilizados no miolo de paredes de drywall, forros absorventes acústicos e entre telhas metálicas. Ao elaborar o seu projeto de isolamento acústico, é preciso levar em conta a espessura e densidade da lã, para alcançar o desempenho desejado. Aí está outra diferença: a lã de rocha é produzida com densidades de 32 kg/m³ a 160 kg/m³. A lã de vidro, de 10 kg/m³ a 100 kg/m³.

    A lã de rocha também resiste a temperaturas mais elevadas, superiores a 200ºC, e é resistente a fogo. Assim, pode ser uma boa opção para proteção em indústrias ou locais que tenham risco de incêndio.

     

    A lã de vidro, por sua vez, é leve, fácil de manusear e é incombustível.

     

    Como a lã de vidro e a lã de rocha são fabricadas

    A lã de vidro é fabricada em alto forno a partir de sílica e sódio, a uma temperatura altíssima, aproximadamente 1500ºC, que forma uma massa em estado plástico viscoso e aumenta na medida em que esfria. É utilizada na construção civil desde os anos 1950.

    A lã de rocha é precedente de depósitos vulcânicos e era empregada pelos nativos em ilhas do Havaí na cobertura de suas casas, para proteção contra o frio e o calor.

     

    Mas afinal, devo escolher a lã de vidro ou a lã de rocha para meu projeto acústico?

     

    Depende. Cada projeto tem objetivos bem específicos. As duas são ótimas opções, mas para ter certeza sobre qual escolher, o ideal é consultar um especialista e garantir que a opção seja a melhor para a sua necessidade.

     

    http://www.amplitudeacustica.com.br/diferencas-la-de-vidro-la-de-rocha/