SóProvas


ID
1695565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

      Projetistas de um escritório fizeram um levantamento de requisitos de prevenção contra incêndio para a elaboração de um projeto de construção de um prédio comercial. Após suas pesquisas, eles elaboraram especificações técnicas de materiais que apresentavam certas propriedades de resistência ao fogo. Foram levantados, também, requisitos de materiais para revestimento acústico, proteção de pilares e paredes.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue o item seguinte, considerando as ações de prevenção de incêndios e controle ambiental das edificações.

Como revestimento acústico de ambientes, recomenda-se o uso de espumas de poliuretano, pois essas não queimam e não emitem fumaça tóxica. 

Alternativas
Comentários
  • Podem ser citadas como desvantagens (espumas de poliuretano) sobre os produtos citados anteriormente

    Altas temperaturas;
    Ambientes úmidos e quentes;
    Alguns ambientes químicos;

  • emitem sim, e super tóxicas!

    existem reportagens que a mídia disse que no acidente da boate Kiss no Sul, o incêndio queimava essa espuma e deixavam as pessoas com olhos irritados e algumas até desmaiavam devido aos gases...

     

    se o CBM tivesse feito uma vistoria, talvez esse incêndio não tinha feito tanto estrago porque, dependendo do ambiente, essa espuma é proibida

    :)

  • Questão Errada

    Nesse caso recomenda-se lã de vidro para o isolamento acústico.

  • As espumas de poliuretano (expansivas) são recomendadas para fixação e assentamento de batentes, janelas de madeira, de ferro e de alumínio. Absorve barulho e vibrações nas tubulações. 

  • O material mais usado pelas casas noturnas brasileiras para fazer o isolamento acústico também pode transformá-las em fornos. Trata-se da espuma de poliuretano que serve ao isolamento acústico – essencial para locais como a boate Kiss, em Santa Maria (RS). Quando não recebe a adição de um composto químico para retardamento de combustão, a espuma é inflamável e propaga o fogo com velocidade. Mais ainda: ela tem características de isolante térmico. Assim, impede que o calor se dissipe.