DEINFRA-SC ES-P 04/15
As Pinturas Asfálticas consistem na aplicação de uma película de material asfáltico líquido sobre a superfície de uma camada do pavimento. De acordo com a função objetivada as Pinturas Asfálticas podem ser dos seguintes tipos:
1.1. Imprimação: é a pintura asfáltica aplicada sobre camadas não tratadas e dotadas de alguma permeabilidade, com o objetivo de:
a) Aumentar a coesão da superfície da camada pela penetração do material asfáltico empregado.
b) Conferir um certo grau de impermeabilidade à camada.
c) Promover condições de aderência entre a base e a camada asfáltica a ser sobreposta.
1.2. Pintura de Ligação: é a pintura asfáltica aplicada com o objetivo de promover a aderência de uma camada asfáltica com a subjacente, e, conferir um certo grau de impermeabilidade à camada. A pintura de ligação pode ser aplicada nas seguintes condições:
a) Sobre a superfície de uma camada asfáltica nova ou antiga, previamente à execução de um reforço, recapeamento, ou mesmo de um tratamento de rejuvenescimento.
b) Sobre a superfície de uma camada coesiva não asfáltica e impermeável.
c) Sobre pinturas asfálticas aplicadas anteriormente e que pela ação do tráfego e intempéries tenham perdido o seu poder ligante.
Nota: A diferença fundamental entre uma imprimação e uma pintura de ligação é que, na primeira, o material asfáltico deverá penetrar na camada e, na segunda, não deverá ocorrer qualquer penetração.
Fonte:
http://www.deinfra.sc.gov.br/jsp/relatorios_documentos/doc_tecnico/download/engenharia_rodoviaria/ES-P-04-15%20-%20Pinturas%20Asfalticas.pdf