hmmm
a questão está correta em dizer que: Quanto menos subjetivo, mais exato será o laudo...
Afinal, o que é um laudo objetivo? O seria esse subjetivo?
O laudo é o resultado de uma perícia (seja ela exame, arbitragem, vistoria, comodato ou avaliação) que coleta dados na origem, ou seja, o profissional vai pessoalmente até o ambiente periciado, isso significa que o fato de o laudo ser embasados em dados primarios torna-o objetivo.
Mas e a subjetividade?
A subjetividade é quando a engenharia diagnóstica foi feita embasada em outro diagnóstica já existente deesnecessitando que o engenheiro vá pessoalmente ao ambiente para oletar dados primários. O relatório técnico lavrado com base em outro relatório técnico é chamado de parecer técnico. O parecer técnico é o resultado de uma consultoria, onde o profissional dá o seu ponto de vista a respeito do fato/situação em questão.
O laudo por ser objetivo (menos subjetivo) é um relatório técnico com dados de primeira mão, portanto mais exato!
A questão está correta porque quanto menos subjetivo mais exato será o laudo. Quanto mais objetivo mais exato será o laudo.
a segunda parte também está certa porque dependendo do tipo de perícia (exame, arbitragem, comodato, avaliação ou vistoria) eu vou ter informações diferentes no laudo ex:
A arbitragem é uma perícia destinada a tomar decisões em situações tecnicamente controversas, logo pode ser que haja nesse laudo ensaios de algos materiais...
:)
Segundo a NBR 13752, os requisites exigidos em uma perícia estão intimamente relacionados com as informações que possam ser extraídas. Quanto menor for o grau de subjetividade contida na perícia, maiores serão esses requisitos, que medem a exatidão do trabalho, e, segundo o item 4.3.1.3 da referida norma, tais requisitos são condicionados à abrangência das investigações, à confiabilidade e adequação das informações obtidas, à qualidade das análises técnicas efetuadas e ao menor grau de subjetividade emprestado pelo perito.