SóProvas


ID
1695802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Além de desenvolver o projeto arquitetônico, o arquiteto deverá conhecer os projetos complementares da edificação e coordenar a compatibilização entre eles. Acerca desses projetos, julgue o item a seguir.

Nos projetos de estruturas de edificações, as cargas são classificadas como permanentes ou acidentais. As cargas permanentes incluem a força do vento e o peso da própria estrutura, dos revestimentos de pisos e das paredes.

Alternativas
Comentários
  • Cargas permanentes (CP): Ações permanentes têm magnitude constante e localização fixa = Peso próprio da estrutura + Peso de elementos construtivos permanentemente ligados à estrutura. Ex. peso próprio.

    Cargas acidentais (CA): São aquelas que variam de intensidade de forma significativa em torno de sua média, ao longo da vida útil da construção. Ex. transientes (pessoas, carros); vento.

    Ações excepcionais (AE): Ações com duração extremamente curta e com muito baixa probabilidade de ocorrência durante a vida útil da construção .

  • Ações consideradas:

    DIRETAS: cargas permanentes (peso próprio, paredes, revestimentos) e cargas acidentais (sobrecargas, cargas móveis, vento, etc)

    INDIRETAS: variação de temperatura, retração, recalque de apoio, etc

    EXCEPCIONAIS: incêndios, terremotos, furacões, maremotos, etc

  • A resposta está errada pois conforme a norma 6120:

    As cargas são classificadas nas seguintes categorias:

     

    ·       carga permanente (g);

     

    ·      carga acidental (q).

    Carga permanente

     

    Este tipo de carga é constituído pelo peso próprio da estrutura e pelo peso de todos os elementos construtivos fixos e instalações permanentes.

     

    Carga acidental

     

    É toda aquela que pode atuar sobre a estrutura de edificações em função do seu uso (pessoas, móveis, materiais diversos, veículos etc.).