SóProvas


ID
1695997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A respeito do comércio exterior e dos fluxos internacionais, julgue o item a seguir.

O comércio internacional e o comércio interno apresentam semelhanças, a exemplo das mudanças monetárias e jurídicas, e apresentam diferenças, que podem ser exemplificadas pelo grau de mobilidade dos fatores de produção, pela existência de barreiras aduaneiras e pela impossibilidade de produzir todos os bens e serviços necessários para seus habitantes de forma vantajosa.

Alternativas
Comentários
  • Diferenças Comercio Interno e Internacional

    - Variação no grau de mobilidade dos fatores de produção; (mão de obra/dinheiro/bens de capital);
    - Natureza do Mercado:
    - mercado interno = coesão (sistemas únicos, uma moeda)
    - mercado externo = dispersão (diversas leis, várias moedas);
    - Existência de barreiras aduaneiras e outras restrições; Alfândega;
    - Longas distâncias;
    - Variações de ordem monetária;
    - Variações de ordem legal;​

    http://jamili-comerciointernacional.blogspot.com.br/2010/07/semelhancas-e-diferencas-comercio.html​

  • Semelhança: Ambos nascem da impossibilidade de uma região ou país produzir vantajosamente todos os bens e serviços de que tenham necessidade os seus habitantes, devido a fatores tais como: desigualdade na distribuição geográfica dos recursos naturais, diferenças de clima e de solo e as diferentes técnicas de produção

     

    Possui o comércio internacional pontos divergentes em relação ao comércio interno:

    • Variações no grau de mobilidade dos fatores de produção: a mobilidade de fatores ocorre em maior grau no campo interno do que no internacional,

    • Natureza do mercado: no mercado interno predominam os fatores de COESÃO, enquanto no mercado internacional a predominância é de fatores de DISPERSÃO.

    • Existência de barreiras aduaneiras e outras restrições: dificultam a movimentação de produtos e a cobrança de direitos aduaneiros acarreta maiores dificuldades para as empresas que se dedicam ao comércio exterior refletido nos preços dos seus produtos e nas possibilidades de sua colocação junto aos consumidores de outros países.

    • Longas distâncias: de modo geral, as distâncias percorridas pelos produtos no campo internacional são muito maiores. Representa despesas mais elevadas com fretes, além do tempo gasto no transporte e sua influência sobre as condições físicas do produto (embalagens,transportes especiais, etc).

    • Variações de ordem monetária: no mercado internacional fica difícil impor a um exportador que aceite como pagamento outra moeda que não seja a do seu país. Surge, assim, o câmbio (troca de diferentes moedas).

    • Variações de ordem legal: no mercado internacional poderá haver grandes diferenças entre sistemas legais, implicando diversidade de critérios no arbitramento das pendências que porventura ocorram. Ainda que o direito tenda a se universalizar, essas distinções persistem.

  • Olha, eu respondi essa pergunta olhando para a pegadinha: "semelhanças". É errado eu dizer que "O comércio internacional e o comércio interno apresentam semelhanças em mudanças monetárias e barreiras aduaneiras". Internamente não temos "mudanças monetárias", temos uma única moeda no país todo e não temos o rigor das "barreiras aduaneiras" para o trânsito interno como temos nos trânsito internacional. Então, gabarito ERRADO.

  • O comércio internacional e o comércio interno apresentam semelhanças, a exemplo das mudanças monetárias e jurídicas ???!??!?!?!?! nada haver