SóProvas


ID
1696777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um edifício residencial com vinte pavimentos foi projetado para abrigar oitenta apartamentos, cada um com um aparelho de ar-condicionado e dois chuveiros elétricos. O edifício ficará destacado pela altura, visto que se encontra em um terreno com elevação, próximo do centro urbano.
Acerca dessa situação hipotética e a respeito do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), julgue o item subsecutivo.

Considerando-se que cada chuveiro do edifício mencionado tenha uma potência de 5,5 kW, para uma tensão de 220 V, os dois chuveiros de cada apartamento devem ter circuitos independentes.

Alternativas
Comentários
  • Correntes maiores do que 10 A exigem Circuitos Independentes (P=I*U)

  • Complementando o comentário do Conrado.
    Já que 5500W/220v > 10A, então é preciso um circuito independente. Se cada chuveiro tivesse potência de no máximo 1100 W, ai sim poderiam ficar os dois no mesmo circuito.


  • A corrente (em ampères) é igual à potência (em watts) dividida pela tensão (em volts), portanto 5500W / 220V = 25A. De acordo com a NBR 5410 teremos circuitos independentes sempre que a corrente nominal for superior a 10A.

  • Se a corrente nominal foi superior a 10A, então teremos circuito independente.

  • 9.5.3 Divisão da instalação

     

    9.5.3.1 Todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado, equipamento com corrente nominal superior a 10 A deve constituir um circuito independente.

     

    9.5.3.2 Os pontos de tomada de cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos devem ser atendidos por circuitos exclusivamente destinados à alimentação de tomadas desses locais.

    9.5.3.3 Em locais de habitação, admite-se, como exceção à regra geral de 4.2.5.5, que pontos de tomada, exceto aqueles indicados em 9.5.3.2, e pontos de iluminação possam ser alimentados por circuito comum, desde que as seguintes condições sejam simultaneamente atendidas: a) a corrente de projeto (IB) do circuito comum (iluminação mais tomadas) não deve ser superior a 16 A; b) os pontos de iluminação não sejam alimentados, em sua totalidade, por um só circuito, caso esse circuito seja comum (iluminação mais tomadas); e c) os pontos de tomadas, já excluídos os indicados em

    9.5.3.2, não sejam alimentados, em sua totalidade, por um só circuito, caso esse circuito seja comum (iluminação mais tomadas).

     

    NBR 5410

  • Resolução do exercício https://www.youtube.com/watch?v=FJS_9DowNI0
    A partir do minuto 54:16

  • vi alguns comentários usando no cálculo de corrente a potência de 5,5 KW. Não pode.

    a fómula usa VA e não Watts.
    P = V . i

    o fator de potência faz essa conversão
    ftP iluminação = 1
    ftP demais = 0,8

    5 500 KW ................ 0,8
    x         VA ................. 1
    x = 6 600 VA

    P = V . i
    6 600 = 220 . i
    i = 30 A

     

  • Concordo com o Samuel Silva, porém acredito por questão de simplificação, pois na hora da prova fazer todas essas contas é meio complicado e da pra achar esse valor, bem superior ao que a normo exige, utilizando em W mesmo !

     

    5500 / 220 = 25A