SóProvas


ID
1696780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um edifício residencial com vinte pavimentos foi projetado para abrigar oitenta apartamentos, cada um com um aparelho de ar-condicionado e dois chuveiros elétricos. O edifício ficará destacado pela altura, visto que se encontra em um terreno com elevação, próximo do centro urbano.
Acerca dessa situação hipotética e a respeito do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), julgue o item subsecutivo.

O aparelho de ar-condicionado dos apartamentos do residencial deve ser protegido com fusível de ação rápida para segurança da instalação elétrica.

Alternativas
Comentários
  • Fusível? 

    Faz tempo que não existe.

    Disjuntor, sim.

  • Caso fosse adotado fusível nesta instalação o de efeito rapido não seria o mais indicado, já que este é mais utilizado para lâmpadas, fornos elétricos e etc

     

    TIPOS DE FUSÍVEIS 

     

    Existem três categorias de fusíveis conforme a eficiência de operação e aplicações a que se destinam. Conheça a seguir cada tipo específico.

    Fusíveis de Efeito Rápido  – Utilizados em aplicações simples nas quais a carga acionada pela rede elétrica não apresenta picos de corrente, ou seja, a corrente consumida pelo equipamento através de sua ligação a tomadas não assume valores elevados, por exemplo lâmpadas, fornos elétricos, etc.

     

    Fusíveis de Efeito Retardado – Utilizados em circuitos nos quais a corrente de partida dos equipamentos assuma valores bem superiores aos que possuem nas condições normais de funcionamento ou em situações aonde ocorre sobrecarga momentânea dos circuitos (pequenos intervalos de tempo), é o caso dos motores elétricos e cargas capacitivas respectivamente.        

     

    Fusíveis de Efeito Ultra-Rápido – Aplicados em situações nas quais a carga a ser alimentada possui circuitos eletrônicos ultrassensíveis constituídos por elementos semicondutores, tiristores, GTO’s e diodos interrompendo a corrente quando houver um curto para evitar danos a essas partes constituintes.