SóProvas


ID
1697146
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Zoologia

A inferências de taxas de migração entre duas populações não é uma tarefa trivial. O advento das técnicas moleculares facilitou a estimativa, mesmo assim, alguns pressupostos são necessários para que tal estimativa seja acurada. Avalie as três afirmativas a seguir sobre o tema.
I. O efeito Wahlund mede a diferença entre as freqüências genotípicas esperadas para os heterozigotos, assumindo o Equilíbrio de Hardy-Weinberg e a freqüência observada dos mesmos em uma população natural. Quanto maior o efeito Wahlund, maior o número de heterozigotos observado em relação ao esperado e, assim, maior a probabilidade de estar ocorrendo isolamento reprodutivo entre partes da sua denominada população.
II. A taxa de migrantes efetivos é o numero de indivíduos migrantes que efetivamente se reproduzem em população diferente da que nasceram.
III. Um pressuposto importante é que as taxas de migração tenham atingido equilíbrio.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Efeito Wahlund: 
    Redução em homozigose (aumento da heterozigosidade) quando táxons distintos são analisados em conjunto, ou quando se hibridizam. Sempre subpopulações variam na freqüência gênica, a população como um todo irá mostrar um efeito Wahlund. O efeito oposto, conhecido como isolar quebra, ocorre quando as populações divergentes misturar. Nesse caso, os cruza irá mostrar um aumento de heterozigocidade sobre a expectativa de Hardy-Weinberg.
    Fonte: http://geneticapopulacional.blogspot.com.br/p/glossario.html

  • Creio que o erro no enunciado I seja:

    Quanto maior o efeito Wahlund, maior o número de heterozigotos observado em relação ao esperado e, assim, maior a probabilidade de estar ocorrendo isolamento reprodutivo entre partes da sua denominada população.

    É o oposto do isolamento reprodutivo, visto que um maior número de heterozigotos corresponde a uma maior diversidade genética.

    Isolamento reprodutivo aumenta a probabilidade de deriva genética e de cruzamentos endogâmicos.