SóProvas


ID
1698697
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

São mecanismos que levam a alterações estruturais cromossômicas, as quais podem estar envolvidas em processos de oncogênese:

Alternativas
Comentários
  • Anaplasia é quando a formação celular tem um desvio da normalidade. Depois que se caracteriza uma anaplasia é que se deve dar certeza de uma neoplasia maligna. Para caracterizar uma anaplasia, observa-se uma relação núcleo-citoplasma aumentada.

    Emperipolese é a presença de uma célula intacta dentro do citoplasma de outra célula. A emperipólise é um processo biológico incomum e pode ser fisiológico ou patológico. Está relacionado à peripólise, que é a ligação de uma célula a célula

    Inversão é a ocorrência de duas quebras em um cromossomo unifilamentoso durante a intérfase e a soldadura em posição invertida do fragmento ao restante do cromossomo. A inversão é dita paracêntrica se as quebras ocorrerem em um mesmo braço cromossômico, e é denominada pericêntrica se o fragmento cromossômico invertido incluir o centrômero.

    Deleção é um pedaço de cromossomo é perdido implicando na perda de muitos genes. Deficiências são percebidas durante o pareamento de cromossomos na meiose.

    Translocação Robertsoniana é uma forma comum de rearranjo cromossómico. Ocorre apenas nos cromossomos acrocentricos.