A assertiva “C” está correta porque a conta serviços das transações correntes
relaciona os serviços referentes a transportes, viagens internacionais, seguros,
financeiros, computação e informações, royalties e licenças, aluguel de
equipamentos, serviços governamentais e outros serviços. Os serviços financeiros
compreendem as intermediações bancárias, tais como corretagens, comissões,
garantias e fianças, e outros encargos acessórios sobre o endividamento externo.
Em outros serviços estão consolidadas as informações referentes a serviços de
corretagens e comissões mercantis,serviços técnicos profissionais, pessoais,
culturais e recreação.
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Prof. Celso Natale
➤ No BPM6 as transferências unilaterais correntes não existe.
Os serviços financeiros são registrados em serviços. Não se deixe induzir.
===
TOME NOTA (!)
(2008/ESAF/MPOG/Analista de Planejamento e Orçamento) Na contabilização dos registros das transações efetuadas, adota-se o método das partidas dobradas. (CERTO)
- R: O Balanço de Pagamentos é o registro sistemático das transações entre residentes e não residentes. Esse sistema utiliza, de fato, o método das partidas dobradas, no qual para cada lançamento a débito, é realizado outro de mesmo valor a crédito.
===
(2008/ESAF/MPOG/Analista de Planejamento e Orçamento) Sob a ótica do Balanço de Pagamentos, as transações internacionais podem ser de duas espécies: as transações autônomas e as transações compensatórias. (CERTO)
- R: Algumas transações ocorrem de forma espontânea, no interesse dos agentes, e recebem o nome de autônomas. As demais ocorrem para compensar as contas do balanço após a realização das transações autônomas, e por isso recebem o nome de compensatórias.
- Vale lembrar que todas as transações correntes são autônomas, enquanto os capitais podem assumir os dois tipos.
- Dessa forma, capitais autônomos incluem os ativos não financeiros não produzidos, as transferências de capital, os investimentos diretos, os investimentos em carteira, os derivativos e outros investimentos (como empréstimos e investimentos em moeda). Recebem esse nome pois não têm por objetivo precípuo financiar o balanço de pagamentos.
- Os capitais compensatórios, por outro lado, são os movimentos de capital que são precipuamente utilizados para financiar o balanço de pagamentos do país em questão, quando este é deficitário, ou do resto mundo, caso contrário.
===
(2008/ESAF/MPOG/Analista de Planejamento e Orçamento) O Brasil, ao longo de muitos anos, apresentou déficit na conta de transações correntes, que tinha que ser financiada por meio da entrada de capitais, levando ao aumento da divisa externa do país. (CERTO)
- R: Desde 1995, apenas entre 2003 e 2007 o Brasil apresentou superávit em transações correntes. Nos demais anos o país precisou ser financiado pelas contas financeira e de capital, para adquirir divisas internacionais e fazer frente às obrigações contraídas.
===
(2008/ESAF/MPOG/Analista de Planejamento e Orçamento) O déficit em conta corrente do Balanço de Pagamentos corresponde à poupança interna da economia, isto é, à diferença entre investimento e poupança interna na conta de capital do sistema de Contas Nacionais. (ERRADO)
- R: O déficit em conta corrente corresponde à poupança externa.
===
(2008/ESAF/MPOG/Analista de Planejamento e Orçamento) Os fluxos do Balanço de Pagamentos afetam a posição internacional de investimentos do país. (CERTO)
- R: Também correto, conforme comentários às alternativas anteriores.
===
PRA AJUDAR:
Q12335 - Q347628 - Q412877 - Q392822 - Q428039