-
O cobrimento nominal varia de acordo com a classe de agressividade ambiental adotada no projeto. Esse cobrimento se diz respeito a distância da face da armadura externa até a superfície. Nas estruturas que ficam diretamente expostas à umidade ou em ambientes agressivos esse cobrimento não deve ser inferior a 45mm. A dimensão máxima do agregado graúdo não pode ser superior a 20% da espessura nominal do cobrimento.
-
A) CORRETAB) ERRADA
7.4.7.6 A dimensão máxima característica do agregado graúdo utilizado no concreto não pode superar em 20% a espessura nominal do cobrimento.
C) ERRADAO Cobrimento Nominal se relaciona com a classe de agressividade ambiental.
D) ERRADA Os Cobrimentos Nominais e mínimos NÃO estão sempre referidos à superfície da armadura interna
E) ERRADA
os Cobrimentos Nominais de vigas deverão ser sempre iguais aos utilizados em lajes.
-
Para viga e pilar o correto seria 50 mm tabela 7.2 NBR 6118 2014 não sei se em 2003 era diferente.
-
Questão está incorreta. Deveria ser anulada pois não existe resposta correta
Trechos retirados da Norma NBR 6118: 2003
O valor do cobrimento nominal para laje e viga referente a classe de agressividade IV, será respectivamente >= 45 cm e >= 50 cm;
7.4.7.5 Os cobrimentos nominais e mínimos estão sempre referidos à superfície da armadura externa, em geral à face externa do estribo.
-
ALTERNATIVA LETRA "A"
"Nas superfícies expostas a ambientes agressivos, como reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto, condutos de esgoto, canaletas de efluentes e outras obras em ambientes química e intensamente agressivos, devem ser atendidos os cobrimentos da classe de agressividade IV."
Sendo para Lajes na clase IV cobrimento não inferior a 45mm..vigas e pilares 50mm.., ou seja, no mínimo 45mm de cobrimento.
-
Em 2003 o cobrimento mínimo para a Viga também era 50 mm. Houve mudança de 2003 para 2014 apenas em relação ao concreto protendido. Logo a questão deveria ser anulada, pois o mínimo é 50mm.
-
Na NBR 6118:2003 existe sim esta observação na tabela dos cobrimentos nominais: "nas faces inferiores de lajes e vigas de reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto, condutos de esgoto, canaleta de efluentes e outras obras em ambientes química e intensamente agressivos, a armadura deve ter Cobrimento Nominal ≥ 45mm".
Questão está correta, apesar de cobrar norma desatualizada.
Esta observação foi corrigida na NBR 6118:2014 para: ""Nas superfícies expostas a ambientes agressivos, como reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto, condutos de esgoto, canaletas de efluentes e outras obras em ambientes química e intensamente agressivos, devem ser atendidos os cobrimentos da classe de agressividade IV."
-
RESPOSTA ATUALIZADA COM A NBR 6118/2014:
Tabela 7.2.
Nas superfícies expostas a ambientes agressivos, como reservatórios, estações de tratamento de água e
esgoto, condutos de esgoto, canaletas de efluentes e outras obras em ambientes química e intensamente
agressivos, devem ser atendidos os cobrimentos da classe de agressividade IV.
Sendo assim, as lajes nessas condições devem ter cobrimento de 45 mm e as vigas cobrimento de 50 mm.
Que são os cobrimentos correspondentes para a CA-IV.
ALTERNATIVA B:
7.4.7.6 A dimensão máxima característica do agregado graúdo utilizado no concreto não pode superar em 20 % a espessura nominal do cobrimento, ou seja:
dmáx ≤ 1,2 cnom
ALTERNATIVA C:
Cobrimento nominal se relaciona com a classe de agressividade ambiental, conforme Tabela 7.2 da 6118.
ALTERNATIVA D:
7.4.7.5 Os cobrimentos nominais e mínimos estão sempre referidos à superfície da ARMADURA EXTERNA,
em geral à face externa do estribo. O cobrimento nominal de uma determinada barra deve sempre ser:
a) cnom ≥ φ barra;
b) cnom ≥ φ feixe = φn = φ n;
c) cnom ≥ 0,5 φ bainha.
ALTERNATIVA E:
Errado!
A Tabela 7.2 da 6118 estabelece cobrimentos diferentes para lajes e vigas, tanto para concreto armado quando para concreto protendido.