SóProvas


ID
1699693
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as seguintes assertivas referentes a noções de segurança do computador, no que se refere a códigos maliciosos:

I – Um spyware é um programa que, uma vez instalado no computador, protege os dados contra ataques de vírus;

II – Um arquivo com extensão .exe, recebido por e-mail ou baixado da Internet, pode conter algum tipo de vírus;

III – Um worm é um tipo de programa que alerta o usuário quando algum vírus é instalado em seu computador;

Estão corretas as assertivas:

Alternativas
Comentários
  • Spyware é um programa automático de computador que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento ou consentimento.


    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar.



  • Gabarito A




  • Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

     

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

     

     

    Os arquivos autoextratores

    São aqueles arquivos comprimidos que se descomprimem sozinhos, bastando que se clique neles, no Windows Explorer.
    São gerados por programas como o Winzip, por exemplo, com a extensão .exe.

    O maior risco é ser contaminado por um vírus novo.

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

  • I e III são malwares. Prejudicam o computador, não protegem. 

    Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador (senhas de email, senha do banco e etc...). Todavia, isto não significa que eles sejam em sua totalidade programas maus. Existem sim, muitos spywares de má índole, criados para coletar informações pessoais e, com elas, praticar atividades ilegais. Entretanto, nem todos são assim. Por exemplo: existem empresas de anúncio que se utilizam de spywares para, de forma legal, coletar informações de seus assinantes, com vistas a selecionar o tipo de anúncio que irão lhes apresentar. 

     

    Um Worm (verme, em português), em computação, é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. Entretanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, já o Worm é um programa completo e não precisa de outro programa para se propagar. Ou seja, você não precisa baixar nada para pegá-lo, basta que você esteja numa rede sem segurança infectada que esse malware será ativado automaticamente. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, tais como: deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.   Tal infecção pode ocorrer através de conexões de rede locais, Internet ou anexos de emails. Alguns worms infectaram centenas de computadores por meio das redes sociais MySpace e Facebook.

    II é o única opção correta. 

    OBS : Seja por meio de um download da internet ou anexo de e-mail, a extensão de arquivo .EXE é o mais perigoso para sua máquina

     

  • Alguém avisa o examinador que não é possível enviar arquivos .exe por e-mail. 
    Abraços

  • Oi, Lucas PRF :-)

     

    Em se tratando de TI não existe a palavra impossível. Sim, é possível enviar arquivos .exe por e-mail através de zip ou de outro formato compactado.

     

    No caso de recebimento, o Gmail consegue identificar essa artimanha através de uma varredura no compactador, felizmente, bloqueando sua entrada (ou direcionando para o spam). Contudo, nem todos os outros correios possuem essa proteção.

     

    A questão aqui não é retrucar o seu comentário, mas destacar que a tecnologia possui numerosos artifícios, nem sempre comuns, que as bancas certamente utilizarão em suas questões. Só mesmo lendo bastante e fazendo questões como essa que a gente vai aprendendo.  

  • GABARITO A

     

    Também aprendi assim como o Lucas PRF que arquivos executáveis (.exe) não podem ser enviados por e-mail. E ja fiz diversas questões cobrando o assunto e que têm como respostas não serem possíveis enviar por e-mail. No caso do comentário da Heid Hertz já não seria arquivo .exe, seria arquivo ZIP, talvez por isso seria possível enviar por e-mail.

     

    Você não pode enviar ou receber estes tipos de arquivo:

    .ade, .adp, .bat, .chm, .cmd, .com, .cpl, .exe, .hta, .ins, .isp, .jar,

    .jse, .lib, .lnk, .mde, .msc, .msp, .mst, .pif, .scr, .sct, .shb,

    .sys, .vb, .vbe, .vbs, .vxd, .wsc, .wsf, .wsh

     

    bons estudos.

  • Lucas me manda teu e-mail que vou te enviar um programa .exe bacana pra estudar. kkkkkkkkkk brincadeira !