O enunciado da questão não foi muito claro. Mas pelas alternativas pode-se supor o cenário.
De forma geral, há duas hipóteses:
1) Se o servidor tem seu IP configurado manualmente pelo administrador--> então a primeira mensagem na rede será um "ARP probe", verificando se o IP não está em uso. Faz parte do "IPv4 Address Conflict Detection".
2) Cenário da questão. Caso o computador não tenha IP configurado, ao conectar-se na rede, ele vai buscar por um servidor DHCP. (Sequência de mensagens: DHCP_DISCOVER, DHCP_OFFER, DHCP_REQUEST, DHCP_ACK).
Depois, ao receber o IP concedido pelo servidor DHCP, cabe ainda ao computador testar se o IP está em uso. Assim envia um "ARP probe". O teste é necessário porque o servidor DHCP geralmente não tem controle sobre IP alocados estaticamente.
Fonte: http://www.laneye.com/network/how-network-works/how-computers-become-part-of-a-network.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Address_Resolution_Protocol
Pessoal, essa questão teve seu gabarito original modificado de ARP para DHCP!
Há situações que justificam ser o DHCP como também o ARP.
1ªsituação: se a máquina estiver configurada com DHCP dinâmico.
-> Nessa situação, a máquina faz uma requisição de IP a um servidor DHCP antes de enviar o ARP gratuito, conforme a imagem abaixo:
https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2015/09/16223304/DHCP.png
2ªsituação: se a máquina estiver configurada com IP fixo.
A imagem a seguir, mostra uma captura com endereçamento fixo. Percebam que não temos mais o protocolo DHCP até porque o endereço IP já foi configurado.:
https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2015/09/16223957/IP_FIXO.jpg
* Vale ressaltar que se fosse em um ambiente IPv6, a opção ARP deveria ser descartada de imediato, pois não há mais a presença desse protocolo no IPv6. Ele foi substituído pelo Neighbor Discovery Protocol (representado por NDP, ou ND), ou Protocolo para a descoberta de vizinhos que funciona com o auxílio do ICMPv6.
Abaixo encontra-se a discussão a respeito dessa questão:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-trt-rstec-da-informacao-redes/
Para ajudar na elucidação:
Servidor DHCP: Quando um computador se conecta à rede, primeiro precisa perguntar à rede se há um servidor DHCP disponível dispostos a distribuir endereços IP válidos. O computador de conexão envia um pacote DHCPDISCOVER. O protocolo DHCP (uma variante do protocolo BOOT-P) usa pacotes de transmissão que atingem todos os computadores na rede. Os servidores DHCP responderão depois enviando um pacote DHCPOFFER.
Algumas redes podem ter vários servidores DHCP e todos enviarão um pacote DHCPOFFER se tiverem endereços IP para distribuir. O computador de conexão pode escolher livremente entre as ofertas e escolher um para adquirir um endereço IP enviando um DHCPREQUEST para um dos servidores DHCP. O servidor DHCP responderá com um pacote DHCPACK que contenha informações sobre o endereço IP que o computador de conexão pode usar.
ARP Gratuito: O novo computador não pode ter certeza de que o endereço IP recém-distribuído pelo DHCPServer pode ser usado antes de questionar a todos os outros computadores na rede. Isso ocorre porque o servidor DHCP não tem controle sobre computadores que foram atribuídos endereços IP estáticos, de forma manual. O novo computador, então, deve enviar um pacote ARP "Provocador" (ARP gratuito) reivindicando o endereço IP recebido. Se outro computador já usa este endereço IP, este deve enviar um pacote ARP "já em uso" defendendo seu endereço IP e deixando o novo computador saber que este endereço já está em uso.
A principal função do ARP gratuito será a de atualização da tabela cache de ARP nos computadores. Cada computador costuma manter uma tabela cache associando um IP a um MAC. Ao trocar esse IP (DHCP dinâmico), as tabelas cache devem ser atualizadas. O protocolo DHCP não resolve esse tipo de conflito. Para isso, é preciso utilizar o ARP gratuito.