SóProvas


ID
1700965
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a) alguém que comunique, b) algo a ser comunicado, e c) alguém que receba essa comunicação. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União. Sobre as modalidades de comunicação oficial, leia as afirmativas e encontre a incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - 3.4. Memorando

    3.4.1. Definição e Finalidade

      O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

      Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

      Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

    3.3. Aviso e Ofício

    3.3.1. Definição e Finalidade

      Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.


  • O erro da C é que memorando não tem vocativo.


    Gab: C
  • O erro do item "C" está em afirmar que nas 3 modalidades de comunicação oficial (ofício, aviso e memorando), o destinatário é mencionado pelo cargo que ocupa, o que não é verdade já que tal regra apenas abrange o memorando. Portanto, quanto ao cargo que ocupa, os destinatários devem assim ser citados:

    - Aviso e Ofício: acrescenta-se o vocativo. Ex.: Excelentíssimo Senhor Presidente da República (não precisa citar o nome do P.R - somente aqui), A Sua Excelência o Senhor Deputado Ambrosino Caprichado.

    - Memorando: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração, Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos (por ser uma comunicação interna, dispensa-se o nome do destinatário)

  • Memorando não precisa de Vocativo, pois é uma correspondência interna.

  • A "A" também não estaria errada? Pois é dito "única diferença", ou seja, desconsidera que o ofício também serve para comunicar-se com o público.

  • Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo,que invoca o destinatário, seguido de vírgula.
    Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
    Senhora Ministra,

     

    Memorando não precisa de Vocativo!

  • Alternativa C, pois contém dois erros:

    1º-não se utiliza vocativo no memorando; e

    2º-apenas o memorando possui a regra que o destinatário deve ser chamado pelo cargo que ocupa. 

  • Gab. ERRADO

     

    M.A.O

     

    Memorando - Cargo

    Aviso - Cargo + Vocativo

    Ofício - Cargo + Vocativo + Endereço

     

    #DeusnoComando

  • Ministro de estado não pode expedir um oficio?!

  • Quem mais ai não prestou atenção ao "incorreto"?

     

  • A questão misturou tudo.

     

    Quanto à sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.

     

    Quanto à sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.