SóProvas


ID
1701331
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A evapotranspiração é um dos componentes do ciclo hidrológico. Sobre esse componente, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A Evapotranspiração assume papel fundamental no balanço hídrico de micro-bacias hidrográficas, juntamente com a precipitação

     

    A evaporação é medida com tanques evaporimétricos, onde obtém-se a lâmina de água evaporada de uma determinada área.

     

    A Evapotranspiração Potencial (ETP) expressa o potencial de evapotranspiração para as condições meteorológicas vigentes. Já a Evapotranspiração Real (ETR) é a evapotranspiração nas mesmas condições de contorno de ETP, porém, com ou sem restrição hídrica.

     

    FONTE: http://www.lce.esalq.usp.br/aulas/lce306/Aula8.pdf

  • Qual erro da E?

  • A Evapotranspiração é a perda de água que ocorre numa determinada bacia, considerando-se a evaporação e a transpiração dos vegetais.

    A Evapotranspiração Potencial é um valor de referência, pois caracteriza a perda de água da bacia como se toda a vegetação fosse um gramado de uma espécie vegetal padronizada. Portanto, é um índice que independe das características particulares de transpiração da cultura plantada na região estudada, levando em conta apenas o clima, o tipo de solo, e as superfícies livres de água na bacia. 

  • Estratégia Concursos:

    A) Errada.

    As quantidades de água evaporadas e transpiradas são muito difíceis de ser medidas separadamente. Por isso, há um valor máximo que elas podem atingir denominado evapotranspiração potencial (ETP), que corresponde ao imite superior da evapotranspiração real (ETR), que é aquela quantidade de água que realmente retorna à atmosfera por esses processos. Portanto, a evapotranspiração real será, no máximo, igual à evapotranspiração potencial, nunca maior.

    B) Certa. Os processos de evaporação podem ser medidos por instrumentos denominados evaporímetros, evaporômetros ou atmômetros, como os tanques de evaporação, muito utilizados em conjunto com pluviômetros para se calcular o balanço hídrico de lavouras agrícolas.

    C) Errada.

    Uma maior quantidade de vapor no ar atmosférico irá diminuir a intensidade de evaporação, não a aumentar.

    D) A evaporação tem grande influência no balanço hídrico por representar a principal forma de "perda" de água, ou seja, de água que não é medida no exutório ou na seção considerada de medição de vazão.

  • Gabarito B

  • Pensei que fosse o item E.

    Eu imaginei que um tanque de evaporação, que realmente é um evaporímetro, servisse para medir a evaporação no solo, já que este tanque está presente nas estações meteorológicas (que por sinal, ficam na terra, e não na água.)

    Enfim, bola pra frente.

  • Sobre o item E:

    Os métodos determinísticos baseiam-se nos processos físicos de transporte de massa e energia, ligados por meio de modelos de interação solo-planta-atmosfera, ou seja, são uma abordagem determinística, utilizada nos modelos Soil Vegetation Atmosphere Transfer (SVAT) que estimam evapotranspiração e outros processos, por meio da interação dos diferentes elementos do sistema vegetal. Estes métodos apresentam como vantagens, em relação aos empíricos: i) expressam melhor a realidade física do transporte de energia e água no sistema; e ii) simulam os fluxos de maneira conínua. Porém, os modelos determinísticos frequentemente necessitam de grande número de parâmetros de entrada e apresentam complexas interações, implicando em significativas simplificações antes de sua utilização.  

    http://www.labhidro.ufsc.br/Artigos/apostila_hidrometria.pdf