GAB E
O método convencional de medição de descarga líquida, conhecido como área-velocidade, consiste na utilização de um molinete hidrométrico para a determinação da velocidade e na representação da seção transversal, segundo um número adequado de verticais. O número de verticais de medição de velocidades e profundidades varia entre 20 e 25 e depende basicamente da largura do rio na seção de medição.
medições convencionais podem ser obtidas através do método dos “dois pontos” ou método americano, onde mede-se somente dois pontos na vertical: um a 20% da profundidade total e outro a 80%. Para profundidades inferiores a um metro, mede-se apenas um ponto, situado a 60% da profundidade. O posicionamento das verticais foi definido utilizando-se cabo de aço nas seções com até 200 m de largura. Para seções com largura superior a 200 m, o posicionamento das verticais foi obtido através de um distanciômetro.
Logo a afirmativa erra conforme o termo destacado, pois depende da profuncidade do leito hídrico: Na medição convencional com molinete hidrométrico, determina-se a velocidade média na vertical, por meio de métodos analíticos com base numa única medição, previamente definida em função do perfil.
Fonte: MEDIÇÕES DE DESCARGA LÍQUIDA: MÉTODO CONVENCIONAL x MÉTODO ACÚSTICO. COMPARAÇÃO DE RESULTADOS