SóProvas


ID
1702291
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade. Existe uma classificação de despesa que busca responder basicamente à indagação “em que” área de ação governamental a despesa será realizada. Esta classificação é representada por cinco dígitos que traduzem a agregação das diversas áreas de atuação do setor público, nas esferas legislativa, executiva e judiciária.Trata-se da classificação:

Alternativas
Comentários
  • Classificação Funcional


    A classificação funcional é formada por funções e subfunções e busca responder a indagação "em que área de despesa a ação governamental será realizada?". Cada atividade, projeto e operação especial identificará a função e a subfunção às quais se vinculam.

    Fonte: estratégia Concursos


    Gabarito(E)

  • Classificação da despesa orçamentária  -  Programação orçamentária qualitativa:


    Esfera - Qual o orçamento? ( orçamento Fiscal, Seguridade Social ou Investimento)  - 2 dígitos

    Institucional - Quem é o responsável pela programação? - 5 dígitos

    Funcional - Em que área a ação governamental será realizada? - 5 dígitos

    Programática - Qual a finalidade? - 12 dígitos


    Bons estudos!!

  • Questão copia e cola do MCASP - 6ª Edição


    4.2.2 Classificação Funcional

    A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação “em que” área de ação governamental a despesa será realizada.

    A atual classificação funcional foi instituída pela Portaria nº 42/1999, do então Ministério do Orçamento e Gestão, e é composta de um rol de funções e subfunções prefixadas, que servem como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental nas três esferas de Governo. Trata-se de classificação de aplicação comum e obrigatória, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, o que permite a consolidação nacional dos gastos do setor público.

    A classificação funcional é representada por cinco dígitos. Os dois primeiros referem-se à função, enquanto que os três últimos dígitos representam a subfunção, que podem ser traduzidos como agregadores das diversas áreas de atuação do setor público, nas esferas legislativa, executiva e judiciária.


  • Qual é o assunto dessa questão dentro de AFO? Como aparece nos editais? Obrigada.

  • Despesa Pública, Carolina Carvalho.