SóProvas


ID
1705726
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As micobactérias consistem em bacilos álcool-ácidos resistentes (BAAR) por resistirem à descoloração com etanol acidificado pela metodologia tradicionalmente denominada baciloscopia.

Sobre os detalhes técnicos para a metodologia citada quando aplicada para espécime clínico do tipo escarro espontâneo e de forma direta, analise as seguintes afirmativas.

I. O número mínimo de BAAR necessário para produzir um esfregaço com resultado positivo é estimado entre 100 a 1000 por mililitro (probabilidade de 50% de resultado positivo).

II. A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde recomenda, para o preparo do esfregaço, o uso de Bico de Bunsen ou Cabine de Segurança Biológica, de luvas e de outros Equipamentos de Proteção Individual, em área exclusiva apropriada, sem circulação de pessoas, sem correntes de ar, e com exaustor contendo renovação do ar (seis a 10 renovações por hora).

III. A técnica mundialmente utilizada consiste na coloração do esfregaço pelo método de Ziehl-Neelsen sob metodologia padronizada e observação em microscopia de campo claro com uso de óleo mineral e aumento total de 100X.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A partir de 1 BAAR pode ser considerado positivo. O óleo utilizado para análise ao microscópio na objetiva de 100x chama-se de imersão e não mineral