SóProvas


ID
1706824
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Um experimento é conduzido cuidadosamente para avaliar se o tratamento A é mais eficiente que o tratamento B em termos de redução de mortalidade. Para isso, dois grupos de pacientes são analisados, cada um recebendo um dos tipos de tratamento. Testa-se a hipótese nula de que não existe diferença entre os tratamentos A e B. Seja α a probabilidade de erro tipo I (falsos positivos), e β a probabilidade de erro tipo II (falsos negativos). Quanto ao teste descrito acima,podemos afirmar:

I. se existe diferença entre os tratamentos, a probabilidade disso ser detectado corretamente é igual a β

II. o p-valor do teste é igual a α

III. o poder do teste é dado por (1-β)

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • H0: Tratamento A = Tramtamento B

    H1: Tratamento A é DIFERENTE do Tratamento B

    A afirmação I está errada, o certo seria: "I. se existe diferença entre os tratamentos, a probabilidade disso ser detectado corretamente é igual a 1 - β". Pois, essa é a probabilidade de aceitar H1 (ou seja, rejeitar H0) sendo que H1 é verdadeira (ou seja, H0 é faltsa) = Rejitar H0 | H0 é Falsa = 1 - β. Pode ter sido um erro de digitação da própria banca. Errou a banca, apenas II e III estão corretas.

  • "II. o p-valor do teste é igual a α"

    Tal item está completamente errado. O p-valor não é igual à probabilidade do erro do tipo I, mas sim, a menor probabilidade de a hipótese nula ser rejeitada.

    Por exemplo, em testes de hipótese, pode-se rejeitar a hipótese nula a 5% caso o p-valor seja menor que 5%.