SóProvas


ID
1707568
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com respeito a trocadores de calor, analise as afirmativas a seguir:

I. Um trocador de calor se caracteriza por transferir calor de um fluido para o outro, sob temperaturas diferentes, podendo ou não ser misturados, com intuito de arrefecer ou aquecer um determinado fluido.

II. Os trocadores de calor são projetados para maximizar a área de superfície da parede entre os dois fluidos, enquanto minimiza a resistência ao fluxo do fluido através do trocador com intuito de aumentar eficiência.

III. As aletas são usadas em toda área da tubulação para aumentar a troca de calor, construídas em materiais de excelente condutibilidade térmica e acarretam em um aumento drástico da pressão de entrada e saída.

IV. Em trocadores de calor contracorrente os fluidos entram no trocador em lados opostos, é mais eficiente, e os fluidos fluem aproximadamente perpendiculares entre si através do trocador.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Item IV - os fluidos não escoam paralelamente entre si? (podendo ser co-corrente ou contra-corrente)

    Até concordaria com o item caso ele afirmasse que se trata de um trocador de calor casco tubo COM CHICANAS.

  • Isso mesmo Arthur. 

    Trocadores de calor contra corrente não tem fluidos perpendiculares, quem faz isso é o trocador de escoamento cruzado. 

  • Achei essa questão esquisita pelos seguintes pontos:


    I) Em um trocador de calor os fluidos não se misturam, este mecanismo só acontece nos misturadores


    IV) Em trocadores contracorrente não da pra dizer qual o sentido do fluxo sem especificar o trocador. No de tubo duplo seriam fluxos paralelos, já no de tubo e cascos com presença de chicanas da pra dizer que é aproximadamente perpendicular.


    Obs: Se aos fluidos escoam perpendicularmente um ao outro ( placa e quadro, compacto), cabe a discussão de escoamento contra corrente ou não?

  • I. Um trocador de calor se caracteriza por transferir calor de um fluido para o outro, sob temperaturas diferentes, podendo ou não ser misturados, com intuito de arrefecer ou aquecer um determinado fluido. *Existem os trocadores de calor com mistura, que além de transferir calor, transfere massa. Têm os de transferência direta, como exemplo, as torres de resfriamento, em que o ar resfria, em contra corrente, a água quente.

    III. As aletas são usadas em toda área da tubulação para aumentar a troca de calor, construídas em materiais de excelente condutibilidade térmica e acarretam em um aumento drástico da pressão de entrada e saída. *As aletas geram perda de carga no fluxo, logo não aumentaria de forma drástica a pressão na saída.

    IV. Em trocadores de calor contracorrente os fluidos entram no trocador em lados opostos, é mais eficiente, e os fluidos fluem aproximadamente perpendiculares entre si através do trocador. *Apesar do fluido externo poder entrar paralelamente, as chicanas conduzem o fluido a trocar calor de forma perpendicular aos tubos.

  • O trocador de calor contracorrente é definido como um trocador de calor onde os fluidos escoam em sentidos opostos. Escoamento perpendicular só ocorre se o trocador tiver chicanas o que causa mudança na direção do escoamento de um dos fluidos em determinado ponto. O escoamento perpendicular existe no trocador de fluxo cruzado. Eu discordo do resultado dessa questão.

  • Concordo, acho que a IV está errada. O fluxo é paralelo. O fluxo perpendicular ou cruzado seria outra forma