-
A única coisa que me deixou em dúvida foi a frase "apaga vestígios de tratamentos térmicos anteriores" na letra B. Acho que a banca poderia ter usado uma palavra melhor que apagar, como altera, modifica, suaviza, ameniza, algo assim. Concordam?
-
Concordo totalmente Arthur.
A normalização não apaga vestígios dos tratamentos anteriores, quem faz isso é o recozimento.
A normalizaçao só ameniza algumas características negativas da tempera como aumento das tensões internas, fragilidade....
Ela também reduz a tendência ao empenamento e facilita a solução de hidrocarbonetos e elementos de liga.
Cabe recurso essa aí.
-
Além disso, a definição mais correta de Têmpera, segundo Chiaverini, é: Consiste no resfriamento rápido do aço de uma temperatura superior à sua temperatura crítica [...] em um meio como óleo, água, salmoura ou mesmo ar."
A têmpera não é o aquecimento, mas sim o resfriamento rápido.
Certo?
-
Arthur, a têmpera consiste em aquecer e depois resfriar rapidamente.
-
Leonardo Avila,
A definição mais correta de Têmpera:
- "Consiste no resfriamento rápido do aço de uma temperatura superior à sua temperatura crítica [...] em um meio como óleo, água, salmoura ou mesmo ar." - (Chiaverini. Aços e Ferros Fundidos. pg. 95)
- "Consiste em resfriar o aço, após austenitização, a uma velocidade suficientemente rápida para evitar as transformações perlíticas e bainíticas na peça em questão." (Paulo Roberto Mei. Aços e Ligas Especiais. pg. 106.)
A têmpera não é o aquecimento, mas sim o resfriamento rápido. O processo em questão de aquecimento é denominado austenitização.
Dadas as referências bibliográficas citadas, acredito que a banca foi um tanto infeliz na elaboração dessa questão.
-
O recozimento tem por objetivo a redução da dureza da peça que outros processos geraram o seu endurecimento; consiste em elevar-se a temperatura da peça até a sua transformação completa em austenita e resfriar-se lentamente.
Em que lugar nessa descrição, se enquadra o recozimento subcrítico? O certo seria falar em recristalização.
-
O item 1 pra mim tá errado, um aço hipereutetoide que sofre recozimento não necessariamente terá toda sua microestrutura transformada em austenita, basta olhar as curvas no callister, pois no recozimento a temperatura do tratamento fica acima de A1 e A3. A completa aistenitizacao só ocorre na normalização, cuja temperatura é acima de A3 e Acm