Custeio por Absorção: É o método resultante da aplicação dos Princípios de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos incorridos, sejam fixos, variáveis, diretos ou indiretos, aos produtos fabricados.
Custeio Variável ou Custeio Direto: Nesse método de custeio, apenas os custos variáveis são atribuídos aos produtos. Os custos fixos são tratados como despesas do período, sendo lançados diretamente na demonstração do resultado do exercício. O Custeio Variável ou Direto pode ser usado para fins gerenciais, mas não na contabilidade oficial, pois fere o princípio da Competência, especialmente na parte referente ao confronto das receitas e despesas.
O Custeio Baseado em Atividades (Activity Based Costing – ABC) é um método de custeio que procura reduzir a arbitrariedade do rateio dos custos indiretos, pois os custos são inicialmente atribuídos às atividades e depois aos produtos. A diferença fundamental entre o ABC e os sistemas tradicionais está no tratamento dos custos indiretos de fabricação. O custeio ABC compreende a identificação das atividades relevantes, no processo de fabricação, e a atribuição de custos a estas atividades