SóProvas


ID
1710982
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário

Quando o tributo onera determinada atividade, empresa, ou grupo empresarial, interferindo no regime de competição estará

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    O Princípio da Neutralidade estabelece que a tributação deve ser otimizada de forma a interferir o mínimo possível na alocação de recursos da economia, visto que quaisquer alterações nos preços relativos de bens e serviços provocadas por modificações da tributação poderiam causar uma redução do bem-estar (não pode causar uma ineficiência do sistema econômico).

    bons estudos

  • A Emenda Constitucional 42, que incluiu o art. 146-A, introduziu de forma explícita na Constituição Federal o princípio da neutralidade tributária, prevendo a possibilidade do legislador complementar editar lei nacional de normas gerais, sem prejuízo de lei ordinária das ordens parciais, que possibilite ao poder público estabelecer regimes especiais de tributação, que visem o reequilíbrio da concorrência, ou seja, neutralidade tributária deve ser a tônica, podendo ser obtida de forma afirmativa ou repressiva.

  • Eis aí o artigo na íntegra: Art. 146-A. Lei complementar poderá estabelecer critérios especiais de tributação, com o objetivo de prevenir desequilíbrios da concorrência, sem prejuízo da competência de a União, por lei, estabelecer normas de igual objetivo. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

  • O objetivo do princípio da neutralidade é interferir o mínimo possível na atividade econômica. A questão informa que a tributação está interferindo na atividade econômica. De que forma isso pode se caracterizar como meio de "atingir o princípio da neutralidade"? Ele está violando o princípio da neutralidade, isso sim!

    obs- escrevendo agora, percebi que o termo "atingir" foi colocado no sentido de "violar", e não "alcançar", como eu li inicialmente. Que sacanagem...