SóProvas


ID
1710991
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário

(I) A tributação pode ser usada com fim fiscal e extrafiscal, (II) sendo que nesta segunda hipótese o princípio da capacidade contributiva não tem aplicação, (III) uma vez que reflete a capacidade econômica dos contribuintes.

Considerando as três informações acima e sendo V = verdadeiro e F = falso, assinale a alternativa que apresente corretamente seu julgamento, na ordem em que aparecem. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    I   V) O tributo fiscal tem como objetivo exclusivo a arrecadação de recursos financeiros para o Estado. São exemplos: o IR, o IPVA e o IPTU.

    O tributo extrafiscal tem como função principal a interferência no domínio econômico, buscando um efeito diverso da exclusiva arrecadação de recursos financeiros, podendo ter como função o desenvolvimento de determinadas atividades ou setores específicos da economia. São exemplos: o II, o IE, o IPI, o IOF e a CIDE

    II  F) Errado, pois tem aplicação, a capacidade econômica do contribuinte ou capacidade contributiva é o princípio pelo qual cada pessoa deve participar nas despesas da coletividade de acordo com sua aptidão econômica; paga mais quem ganha mais, paga menos quem ganha menos.

    III V) Como a capacidade contributiva é observada pelos tributos extrafiscais, essa também está correta, veja que capacidade econômica do contribuinte = capacidade contributiva.

    bons estudos