SóProvas


ID
1711807
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

Em uma secretaria escolar, as informações peculiares estão registradas em gêneros específicos: livros-ata, históricos escolares, diários de classe, memorandos, requerimentos, ofícios, projeto político-pedagógico da escola, atas de conselho de classe, etc. Tais documentos organizam e regulam o trabalho de um contexto, em relação ao processo de produção, distribuição e utilização desses documentos. Por meio desse processo se organiza e registra a vida escolar do aluno, escrevendo páginas e páginas da história de uma escola, cidade, estado ou país, enfim, da sua educação.

(SOUZA, R. M. de. Técnicas de redação e arquivo. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.)

Os documentos, segundo o texto, organizam e regulam o trabalho de um contexto. Para assegurar um ambiente organizado nas instituições públicas, o sistema de arquivamento nomeia os documentos em correntes, temporários e permanentes. Sobre esses documentos, analise as afirmativas.

I - Os documentos correntes são aqueles em curso ou que são consultados frequentemente.

II - Os documentos temporários são aqueles que, não sendo de uso corrente na instituição, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

III - Os documentos permanentes compreendem os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

IV - Os documentos permanentes são aqueles que têm menor frequência de uso e pouco valor cultural e científico.

Estão corretas as afirmativas 


Alternativas
Comentários
  • C / 

    Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

  • Nunca ouvi falar em documento temporário. O correto seria documentos intermediários.

    Logo, o gabarito deveria ser letra A.

  • Também nunca ouvir falar de documentos temporários.
  • C) É temporário, pois passará por avaliação para saber se será eliminado ou recolhido.

  • Banca de UF é uma porcaria elaborando prova de concurso. Documento temporário?

  • SOUZA, R. M. de. Técnicas de redação e arquivo. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

    Neste material consta como arquivo temporário e não como documento temporário. E não fala sobre a eliminação do arquivo. Houve uma mistura de redação oficial com este material.

    • Arquivo corrente: blocos de documentos atuais que são consultados com muita freqüência, para a realização de tarefas, esclarecimento de dívidas e pesquisas.

    • Arquivo temporário: bloco de documentos que é retirado de arquivos correntes para ser transferido para depósitos temporários.

    • Arquivo permanente: bloco de documentos de caráter histórico, cultural ou científico que são preservados indefinidamente.