SóProvas


ID
1713070
Banca
NUBES
Órgão
Hospital São Lucas
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com as classificações das coberturas e soluções indicadas em feridas cirúrgicas é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Carvão ativado - possui um alto grau de absorção e eliminação de odor. O tecido de carvão ativado remove e retém as moléculas do exsudato e as bactérias, exercendo o efeito de limpeza. A prata exerce função bactericida, complementando a ação do carvão, o que estimula a granulação e aumenta a velocidade da cicatrização. O carvão é indicado para feridas fétidas, infectadas e exsudativas.

    Gluconato de Clorexidina - Essa substância está disponível sob a forma de solução degermante, alcoólica e aquosa. A solução alcoólica de clorexidina (0,5%) é utilizada na antissepsia complementar da pele no campo operatório, curativo de acesso venoso central e procedimentos invasivos (passagem de cateteres venosos centrais, drenagem de tórax, toracocentese, biópsias, paracenteses, punção lombar, etc)

    Os Curativo com Hidrocolóides apresentam uma camada externa de espuma de poliuretano e outra interna composta de gelatina, pectina e carboximetilcelulose sódica. Estimula a angiogênese e o desbridamento autolítico. Acelera o processo de granulação tecidual. É indicada para feridas abertas não infectadas, com leve a moderada exsudação, para prevenção ou tratamento de úlceras de pressão não infectadas.

    A papaína é a denominação dada à enzima ou ao complexo enzimático constituído por um conjunto de proteases sulfidrílicas encontradas nas folhas, caule e frutos da planta Carica Papaya. O mecanismo de ação da papaína é provocar dissociação das moléculas de proteínas, resultando em debridamento químico, serve como bactericida e bacteriostático, antiinflamatório, estimula a força tênsil das cicatrizes e acelera o processo cicatricial. A papaína é indicada para o tratamento de feridas abertas, limpas ou infectadas e desbridamento de tecidos desvitalizados (necróticos).

    Gabarito do professor: Letra C

    Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011. http://www.acenfermeiros.pt/docs/arq_revistas/enfo... Florianópolis. Secretaria Municipal de Saúde. Vigilância em Saúde. Protocolo de cuidados de feridas / Coordenado por Antônio Anselmo Granzotto de Campos; Organizado por Lucila Fernandes More e Suzana Schmidt de Arruda. Florianópolis: IOESC, 2007. Brito Junior LC, Ferreira PL. Cicatrização de feridas contaminadas tratadas com papaína. Medicina (Ribeirão Preto) 2015;48(2): 168-74
  • Carvão ativado não é indicado para feridas altamente exsudativas, locas ou incisões cirúrgicas.

    Clorexedina tem como finalidade o uso tópico contra contaminação microbiana.

    Papaína é um debridante químico.

  • Os hidrocoloides são indicados na profilaxia e terapêutica de feridas de segunda intenção e não infectada.