SóProvas


ID
1713226
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Torquato Ribeiro, 51 anos, acamado há 3 anos, com sondas nasoenteral e vesical, apresenta uma úlcera por pressão em região sacral, com área superficial avascularizada de aproximadamente 20cmX20cm e tecido de coloração preta, além de crosta e odor fétido. Qual é o produto mais indicado para esse caso?

Alternativas
Comentários
  • Ácido graxo essencial - Promove a quimiotaxia e angiogênese, mantém o meio úmido e acelera o processo de granulação tecidual. A aplicação em pele íntegra tem grande absorção, forma uma película protetora na pele, previne escoriações devido à alta capacidade de hidratação e proporciona nutrição celular local. Normalmente utilizado profilaxia de úlceras de pressão. Não é indicado para áreas com necrose, portanto não é a alternativa correta.

    A papaína é a denominação dada à enzima ou ao complexo enzimático constituído por um conjunto de proteases sulfidrílicas encontradas nas folhas, caule e frutos da planta Carica Papaya. O mecanismo de ação da papaína é provocar dissociação das moléculas de proteínas, resultando em debridamento químico, serve como bactericida e bacteriostático, antiinflamatório, estimula a força tênsil das cicatrizes e acelera o processo cicatricial.
    A papaína é indicada para o tratamento de feridas abertas, limpas ou infectadas e desbridamento de tecidos desvitalizados (necróticos). Como a ferida do paciente é um tecido necrótico com presença de infecção, a papaína é o produto mais indicado. Hidrogel - Gel transparente e incolor composto por água e no mínimo carboximetilcelulose. Encontram-se apresentações com ou sem alginato de cálcio e sódio associados. Utilizado em lesões com pouca exsudação ou seca, possibilita um ambiente úmido que promove o desbridamento autolitico, estimulando a cicatrização. Não deve ser utilizado em feridas com exsudação abundante e presença de infecção. Logo, o hidrogel embora promova o debridamento não deve ser utilizado em feridas com presença de infecção.

    Carvão ativado - possui um alto grau de absorção e eliminação de odor. O tecido de carvão ativado remove e retém as moléculas do exsudato e as bactérias, exercendo o efeito de limpeza. A prata exerce função bactericida, complementando a ação do carvão, o que estimula a granulação e aumenta a velocidade da cicatrização. O carvão é indicado para feridas exsudativas, o que não é o caso do quadro apresentado na questão. Soro fisiológico 0,9% - é utilizado para limpeza da ferida e manutenção do meio úmido.

    Gabarito do professor: Letra B

    Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011. http://www.acenfermeiros.pt/docs/arq_revistas/enfo... Florianópolis. Secretaria Municipal de Saúde. Vigilância em Saúde. Protocolo de cuidados de feridas / Coordenado por Antônio Anselmo Granzotto de Campos; Organizado por Lucila Fernandes More e Suzana Schmidt de Arruda. Florianópolis: IOESC, 2007. Brito Junior LC, Ferreira PL. Cicatrização de feridas contaminadas tratadas com papaína. Medicina (Ribeirão Preto) 2015;48(2): 168-74
  • Gab B

  • Ácido graxo essencial: loção oleosa indicado para pele íntegra, sem tecido desvitalizado.

    Papaína: pó, poma ou gel, indicada para feridas com tecido necrótico secos bem aderidos ao leito.

    Hidrogel: placa, indicada para feridas com pouca perda tecidual.

    Carvão Ativado: para feridas infectadas, com odos fétido e exsudativas.