-
Penso que a única que não é exemplo de gênero opinativo no jornalismo é a crônica. Alguém pode confirmar se estou certa?
-
Ao meu ver,a nota não necessariamente se enquadra no gênero opinativo. Seu uso é mais recorrente em pequenos relatos factuais.
-
Maíra, a crônica é um relato sobre o cotidiano. Logo, é narrativa e subjetiva (transparece as impressões do autor).
Veja esta definição de José Marques de Melo:
“A abordagem da crônica como um gênero específico de texto leva a destacar algumas acepções mais utilizadas por pesquisadores:
- narração histórica ou registro de fatos comuns em ordem cronológica;
- texto jornalístico de forma livre e pessoal e que tem, como tema, fatos ou idéias da atualidade; esses fatos podem ser de teor artístico, político, esportivo, etc.; ou simplesmente relativos à vida cotidiana;"
A) OS TIPOS DE TEXTOS OPINATIVOS:
Editorial: gênero que expressa a opinião institucional e apócrifa (sem assinatura individual) do jornal. Trata-se de um gênero jornalístico que expressa a opinião oficial do jornal em relação aos fatos mais relevantes no momento.
Comentário: gênero introduzido recentemente no jornalismo brasileiro, diante das mudanças decorridas da maior rapidez na divulgação das notícias (primeiramente pelo rádio e pela televisão). Segundo Melo, o comentário mantém uma íntima ligação com a atualidade, e é produzido a partir do que está ocorrendo. O comentário acompanha a própria notícia.
Artigo: texto opinativo (mais que informativo) publicado em seção destacada do conteúdo noticioso, para enfatizar sua natureza “não-jornalística”. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas. Apresenta-se como colaboração espontânea ou solicitação não necessariamente remunerada, o que confere liberdade completa ao seu autor. “Trata-se de liberdade em relação ao tema, ao juízo de valor emitido, e também em relação ao modo de expressão verbal” (MELO, 2003, p.125).
Resenha: gênero textual em que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. No jornalismo, é utilizado como forma de prestação de serviço.
Coluna: informações curtas, em notas, ou observações do cotidiano, em linguagem de crônica. Cumpre hoje uma função que foi peculiar ao jornalismo impresso antes do aparecimento do rádio e da televisão: o furo.
Caricatura (eu prefiro o termo charge): comentário visual dos fatos, caricatura política ou de personagens do noticiário.
Carta: texto produzido pelo leitor, inteiramente independente da linha editorial do jornal. Normalmente corresponde a comentários sobre edições anteriores do veículo, embora não se limite a esse fim.
Fonte: http://cronicaejornalismo.blogspot.com.br/2010/02/o-texto-opinativo-em-jornalismo.html
:)
-
Melo define a tipologia do jornalismo informativo a partir de quatro gêneros: nota,notícia, reportagem e entrevista.
No âmbito do jornalismo opinativo, o autor concebe uma tipologia de oito gêneros de texto: editorial, comentário, artigo, resenha, coluna, crônica, caricatura, carta.
http://cronicaejornalismo.blogspot.com.br/2010/02/o-texto-opinativo-em-jornalismo.html
-
A crônica é narrativo.
-
Nota não é opinativo
-
Na “Classificação Marques de Melo”, provavelmente uma das mais difundidas no Brasil – e que se fundamenta “em observações empíricas do jornalismo brasileiro no quinquênio 2002-2007” (MARQUES DE MELO, 2009, p.35) –, a distribuição dos formatos é assim sugerida:
1. Gênero informativo
1.1. Nota
1.2. Notícia
1.3. Reportagem
1.4. Entrevista
2. Gênero opinativo
2.1. Editorial
2.2. Comentário
2.3. Artigo
2.4. Resenha
2.5. Coluna
2.6. Caricatura
2.7. Carta
2.8. Crônica
3. Gênero interpretativo
3.1. Análise
3.2. Perfil
3.3. Enquete
3.4. Cronologia
3.5. Dossiê
4. Gênero diversional
4.1. História de interesse humano
4.2. História colorida
5. Gênero utilitário
5.1. Indicador
5.2. Cotação
5.3. Roteiro
5.4. Serviço
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/interc/v39n1/1809-5844-interc-39-1-0039.pdf
-
Maldita nota. De tão pequena, passou batida
>:(
-
Gabarito Errado
O editorial, a coluna, a nota, a crônica e a resenha ou crítica. Nota não faz parte do gênero opinativo, e sim informativo.
-
NOTA não é opinativo