O stand-up é um formato de telejornal em que o apresentador trabalha em pé, e não sentado atrás da bancada; esse formato é muito utilizado em telejornais populares, como, por exemplo, Brasil Urgente e Cidade Alerta.
ERRADO. O stand-up é considerado um formato ou modalidade de notícia de TV, assim como a nota coberta, nota pelada e a reportagem. Quem faz o stand-up é o repórter, não o apresentador. Ele grava de pé o stand-up, ao vivo ou não, no local do acontecimento.
errada
Stand-up: Quando o repórter faz uma gravação no local do acontecimento para transmitir informações do fato.
Stand up: notícia rápida sem ilustração que o repórter faz. É fora da bancada. Pode ser simples ou com entrevistado.
Nota coberta: quando há imagem, mas não houve tempo do repórter fazer o Off da matéria. Então o apresentador faz uma nota sobre o acontecimento, enquando a imagem vai rodando.
Nota seca: nota sem ilustração, é feita pelo apresentador direto da bancada.
Nota-pé: nota que compementa a notícia do VT, informação adicional.
Link/Flash: repórter ao vivo/ notícia rápida dada ao vivo.
Cabeça: introdução da reportagem; a notícia sintética; lead flash (que, quem, quando). A última frase da cabeça contém a deixa para o início do VT, Stand up, etc. Tudo deve ser escrito por extenso e em caixa alta, inclusive os numerais.
Abertura, passagem e encerramento: quando o repórter aparece na abertura, meio ou fim da matéria.
Off: narração gravada da reportagem. Usada para cobrir as imagens. O off é a informação que a sonora não deu, o complemento para que todas as informações sejam passadas.