SóProvas


ID
1713607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo ao processo de produção e edição da notícia em diferentes meios de comunicação.

Em rádio e TV, a ancoragem é o trabalho de apresentação de noticiários, programas e coberturas especiais, e o jornalista responsável por essa função é chamado de âncora.

Alternativas
Comentários
  • O papel de âncora no telejornalismo brasileiro começou a tomar forma a partir de Boris Casoy, que implementou um novo tipo de jornalismo. Baseado no modelo norte-americano, em 1988, o apresentador inova, modifica o estilo clássico de apresentação, fazendo comentários sobre as notícias anunciadas e realizando entrevistas ao - vivo. Há quem pense que a função do âncora resume-se apenas a gravação do jornal, ele chega minutos antes e grava suas falas e vai embora. Isso é um grande engano. A função do âncora é sim transmitir as notícias às pessoas a partir de sua bancada, mas até que isso aconteça, ele tem de desempenhar outras funções internas.

    É notório que a vida de um âncora é corrida e sua rotina muito intensa. Ele participa de todo o processo de desenvolvimento do jornal, quando precisa ele é um editor, se necessário ele vai as ruas gravar uma reportagem, ou seja, o apresentador não é um ser intocável, ele é humano e trabalha duro para receber seu salário. Muitas das vezes o prestígio do público não vem pelo bom desempenho de suas funções e sim de seu carisma, fazendo com que a notícia deixe de ser o principal.
    http://osancoras.blogspot.com.br/
  • ESSA QUESTÃO TERIA QUE SER ANULADA.

  • Âncora é mais do que apresentador. Não são a mesma coisa. Todo  âncora é apresentador, mas nem todo apresentador é âncora.
    O problema é que as bancas não pensam assim, então toda vez cabe ao concursando ficar se perguntando o que a banca quer que ele responda.

    Um saco.