-
C
-
Alguém sabe detalhes q diferenca de tratamento entre Beta e Gama? Isto é, por que não a letra B.
-
Olá, vejamos se posso ajudar.
Pelo enunciado a empresa Beta " é titular de direitos de
sócio que lhe asseguram, de modo permanente, preponderância
nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos
administradores da Beta S.A." Portanto, ela é uma controlada, e sendo controlada deve-se consolidar as demonstrações contábeis.
A empresa Gama, "Cia. Alfa participa nas decisões
das políticas financeiras e operacionais, embora não a controle", se não controla, mas participa nas decisões das políticas financeiras e operacionais (CPC 18), ela é no mínimo uma coligada (influência significativa), deve-se utilizar o método de equivalência patrimonial, entretanto, não devemos consolidar as demonstrações contábeis(CPC 36).
Espero ter ajudado, bons estudos! Que Deus nos abençoe!!
-
Investimentos em Controlada (Beta) = Equivalência Patrimonial e Consolida
Investimentos em Coligada (Gama) = Equivalência Patrimonial e Não Consolida
Demais Investimentos (Delta) = Método do Custo pela LSA* Art 183 Inciso III. Não consolida.
*Obs: O CPC 38 estabelece que os demais investimentos (não avaliados pelo MEP) devem ser avaliados pelo valor justo. A avaliação pelo custo deve ser apenas em último caso.
-
O enunciado diz que a Cia. Alfa é titular de direitos de sócio que lhe asseguram, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores da Beta. Com isso, conclui-se que trata-se de uma controlada, sendo que este investimento será avaliado pelo Método de Equivalência Patrimonial. Além disso, é necessária a elaboração de demonstrações contábeis consolidadas. Interessante observar que com a edição das Leis n° 11.638/07 e n° 11.941/09, e também da emissão do CPC 36, todas as sociedades por ações, mesmo as fechadas, estão obrigadas à elaboração das demonstrações consolidadas quando possuírem investimentos em controladas.
Também foi dito que a Cia. Alfa detém participações societárias na Gama, participando das decisões das políticas financeiras e operacionais, embora não a controle. Com isso, conclui-se que trata-se de uma coligada. Este investimento, portanto, também será avaliado pelo Método de Equivalência Patrimonial.
Por fim, o enunciado diz que Cia. Alfa detém participações societárias na Delta, mas não tem qualquer tipo de ingerência nesta. Assim, este investimento será avaliado pelo método do custo.
Com isso, correta a alterativa C.
-
Porque não consolida a Gama? Alguem sabe?
-
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Prof. Gilmar Possati
Vamos analisar a questão por partes.
A Cia. Alfa, que não é uma entidade de investimento e cujas ações são negociadas em bolsa de valores, é titular de direitos de sócio que lhe asseguram, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores da Beta S.A
- Conclusão: Beta é controlada de Alfa e, portanto, o investimento deve ser avaliado pelo MEP. Além disso, Alfa deve apresentar demonstrações consolidadas, incluindo os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa de Beta.
A Cia. Alfa também detém participações societárias na Gama S.A. e na Delta S.A. Porém, enquanto na Gama S.A. a Cia. Alfa participa nas decisões das políticas financeiras e operacionais, embora não a controle, na Delta S.A. a Cia. Alfa não tem qualquer tipo de ingerência.
- Conclusão: Gama é coligada de Alfa e, portanto, o investimento deve ser avaliado pelo MEP. Delta não é coligada e nem controlada de Alfa e, portanto, o investimento deve ser avaliado pelo método de custo.