SóProvas


ID
1713922
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Uma entidade deverá reconhecer uma perda por redução ao valor recuperável dos seus ativos, caso:

Alternativas
Comentários
  • Redução ao valor recuperável – RVR (impairment):


    É a redução nos benefícios econômicos futuros ou no potencial de serviços Reavaliação = Valor Líquido Contábil


    É a redução nos benefícios econômicos futuros ou no potencial de serviços de um ativo, que reflete um declínio na sua utilidade além do reconhecimento sistemático por meio da depreciação.


    fonte: http://www3.tesouro.gov.br/contabilidade_governamental/download/Implantacao_Imobilizado.pdf


  • LCRF, acho que o sinal da primeira equação está invertido.. Não seria VC > Valor Justo?

  • Penso que dava para resolver essa questão por eliminação, mesmo não sabendo os conceitos em afinco.

    Por que não pode ser a letra D? Para registrar uma despesa de teste de recuperabilidade é necessário o valor contábil superar o valor recuperável. Entende-se assim, se não vou poder recuperar sequer o valor contábil, então preciso fazer uma provisão. O bem será registrado pelo valor de aquisição, mas retificado pelo valor dessa perda com teste de recuperabilidade.

    Por que não pode ser a letra E? Porque a letra E traz o conceito do valor recuperável, nada mais. O valor recuperável será o maior valor entre o valor de uso (o quanto posso ganhar usando a máquina) e o valor líquido de venda (o que eu posso ganhar com a venda, descontando as despesas ocorrentes).

    A alternativa B e a alternativa C penso que não tem nada a ver com a essência da questão, pois cita depreciação e término de utilização de benefícios econômicos. A depreciação acumulada que vai interessar, pois descontamos do valor de aquisição para se obter o valor contábil, nada mais também.

  • Pessoal, a Redução ao Valor Recuperável é um instrumento utilizado para adequar o valor contábil dos ativos à sua real capacidade de retorno econômico, refletindo o declínio, se houver, na utilidade de um ativo para a entidade que o controla.

    Dessa forma, a alternativa certa é a letra A).

    Além disso, a letra B) e C) estão erradas porque mencionam depreciação e não se relacionam diretamente com o conceito de valor recuperável dos ativos.

    Também, as letras D) e E) estão erradas, porque a redução ao valor recuperável ocorre quando o valor contábil é maior que o valor recuperável, o qual é o maior montante entre o valor justo líquido de despesas de venda do ativo ou da unidade geradora de caixa e o seu valor em uso.

    Gabarito: LETRA A

  • é só falar letra A cacete!!!