SóProvas


ID
1717444
Banca
IESES
Órgão
CRM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os CRMs são Conselhos Profissionais, criados por lei, sob a forma de autarquias. A partir dessa afirmação aponte a resposta correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Os Conselhos Regionais de Medicina são autarquias públicas federais da administração indireta, órgãos públicos com o controle externo impositivo. O Cremers e os demais CRMs são fiscalizados pelo TCU e pelo CFM, em processos mensais de prestação de contas e também em regime de prestação global.


    Fonte: cremers.org.br/administracao/modulos/038/.../67cremers73.pdf

  • Questão anulável, pois TCE são Tribunais de Contas dos Estados e TCU é Tribunal de Contas da União. Os CRM ou CRF são vinculados à união e não aos estados.

  • O CRM é uma autarquia corporativa, também chamada de corporações profissisonais ou autarquias profissionais,  entidade com atuação de interesse público, encarregada de fiscalizar e regular atividades relativas ao exercício da profissão, isto é, uma categoria profissional. Como toda autarquia, o CRM possui personalidade jurídica de direito público, integrante da Adm. Públ. Indireta, logo, está sujeito ao controle externo realizado pelo Tribunal de Contas.

  • CONSELHOS PROFISSIONAIS

    Conforme Jurisprudência do STF os Conselhos Profissionais são entidades de natureza autárquica sui generis ou peculiar.

    Em razão disso eles passaram a ter que observar as seguintes normas de Direito Publico: 

    1)  Devem prestar contas ao TCU e a outros entes de controle

    2)  Devem  realizar licitação antes de suas contratações

    3)  Devem realizar concurso ou processo seletivo para contrata

    4)  Devem observar os princípios básicos da administração

    ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – OAB

    Conforme o STF, a OAB não tem a mesma natureza autárquica dos demais conselhos profissionais e por isso não se submete as normas de Direito Publico acima mencionadas. Para o STF a OAB  é  um serviço publico independente, categoria ímpar entre as personalidades jurídicas no direito brasileiro.  É uma pessoa jurídica que não se assemelha a nenhuma outra.

    1)  Não presta contas ao TCU

    2)  Não precisa licitar antes de suas contratações

    3)  Não precisa observar o LIMPE

    4)  O regime jurídico de contratação de pessoal é a CLT.

    (Fonte: Professor Emerson Caetano - Imp Concursos) 


  • Meu, qual o erro da A?


  • Alternativa CORRETA " B"


                           Parece-nos , conforme os comentários, que a alternativa "B" também não está totalmente correta. Visto que os Conselhos Regionais, na condição de autarquia sui generis, são fiscalizados pelo TCU e não pelos TCE (s). 


                       "O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria no Conselho Regional de Enfermagem no Estado de São Paulo (Coren/SP) com objetivo de avaliar a regularidade dos procedimentos adotados nas áreas de licitações, contratos e concessão de passagens aéreas e diárias. Na fiscalização, foram analisadas ocorrências que resultaram em audiências com os responsáveis".  http://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/tcu-fiscaliza-licitacoes-do-conselho-regional-de-enfermagem-de-sp.htm


    Deus seja conosco!

    Insista, persista e não desista




  • A administração Pública, através dos seus Conselhos Profissionais, cria as limitações que entender necessárias para o perfeito exercício da profissão.

    A administração não cria limitações, cabe a lei esse papel.

    Art.5°, CF: 

    II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;


  • autarquias públicas federais da administração indireta