SóProvas


ID
1717726
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base nas medidas de prevenção de infecção relacionadas à assistência à saúde preconizadas pela ANVISA, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Cateteres umbilicais venosos devem ser removidos quando não mais necessários, mas podem permanecer por até 14 dias. Desde que mantidos por meio de técnica asséptica (BI).  

    B) Utilizar transdutores descartáveis para a monitorização da pressão arterial invasiva (BI). Trocar esses transdutores a cada 96 horas, juntamente com os seus acessórios e soluções para flush (BI). 

    C) Recomenda-se a troca do cateter periférico em adultos em 72 horas quando confeccionado com teflon e 96 horas quando confeccionado com poliuretano. Nas situações em que o acesso periférico é limitado, a decisão de manter o cateter além das 72-96 horas depende da avaliação do cateter, da integridade da pele, da duração e do tipo da terapia prescrita e deve ser documentado nos registros do paciente. 

    D)Realize a troca da cobertura quando úmida e/ou suja. Trocar o curativo a cada sessão (pacientes ambulatoriais), ou a cada 48h, 

    ou quando sujo, utilizando gluconato de clorexidina alcoólica 0,5 a 2%. Realize limpeza prévia com solução fisiológica 0,9% se necessário. GABARITO

    E) Deve-se fazer a limpeza e desinfecção do laringoscópio a cada uso do mesmo


    Referência:

    http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/ef02c3004a04c83ca0fda9aa19e2217c/manual+Final+preven%C3%A7%C3%A3o+de+infec%C3%A7%C3%A3o+da+corrente.pdf?MOD=AJPERES

  • A

    Os cateteres umbilicais venosos devem ser removidos quando não mais necessários, mas podem permanecer por até 14 dias.

    B

    Os transdutores descartáveis para a monitorização da pressão arterial invasiva devem ser trocados a cada 4 dias (96H), juntamente com os seus acessórios e as soluções para flush.

    C

    Recomenda-se a troca do cateter periférico (em adultos) em 72 horas quando confeccionado com TEFLON e em 96 horas quando confeccionado com POLIURETANO.

    D

    O curativo do acesso vascular para hemodiálise deve ser trocado a cada sessão (em pacientes ambulatoriais), quando sujo, ou a cada 48h, utilizando gluconato de clorexidina alcoólica a 2%.

    E

    Após o uso, a lâmina do laringoscópio deve ser lavada com água e sabão e, em seguida, REALIZADA DESSINFECÇÃO.

  • Gabarito: D

    A) cateter umbilical VENOSO: máximo 14 dias, ideal 7 dias.

    cateter umbilical ARTERIAL: 5 dias

    B)trocados a cada 96h

    C) troca de ambos é de 96h

    E) lâmina de laringe é semicrítico - desinfecção intermediária