Alginato - Entre os tipos de curativos, os alginatos são ótimos para feridas de média a alta exsudação. São derivados de algas marinhas que, ao interagirem com a ferida, transformam-se em gel suave e hidrofílico á medida que o curativo absorve a exsudação. Necessitam de cobertura secundária com gaze e fita adesiva.
Hidrocolóide - As coberturas de hidrocolódes, dentre os tipos de curativos, são aqueles indicados para feridas com pouca exsudação, podendo ficar até 7 dias. São impermeáveis á água e micro-organismos pois isolam o leito da ferida do meio externo. Além disso, evitam o ressecamento, a perda de calor e mantém o meio úmido, fatores ideiais para a migração de células que irão promover a cicatrização da ferida.
Hidrogel - O hidrogel é indicado para feridas limpas e não infectadas. Dentre os tipos de curativos é ideal para desbridamento em áreas de necrose. Propociona um ambiente úmido e oclusivo evitando o ressecamento do leito da ferida.
Papaína - enzima proteolítica extraída do látex das folhas e frutos do mamão verde adulto. Dentre os tipos de curativos, este é ideal para feridas abertas com presença de tecido necrosados e desvitalizados. Age promovendo a limpeza de tecidos necróticos, micro-organismos e secreções que podem estar presentes na lesão.
http://www.enfermagemesquematizada.com.br/tipos-de-curativos/