SóProvas


ID
1717756
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro, durante a ausculta de um paciente, detectou sons de estalido descontínuos ouvidos à inspiração inicial, denominados estertores rudes.

Esses sons estão normalmente associados a um quadro de 

Alternativas
Comentários
  • Os sons descontínuos são sons explosivos, intermitentes e de curta duração. São pequenos sons de estalidos, borbulhante ou do tipo chocalho que se ouvem numa parte do pulmão. Eles ocorrem quando o ar se move através das vias respiratórias repletas de líquido, são chamados de estertores.

    Estertores são ruídos discretos que resultam da abertura retardada das vias aéreas desinsufladas. São sons descontínuos e gerados, durante a inspiração, pela abertura súbita de pequenas vias aéreas até então fechadas e, na expiração, pelo fechamento das mesmas. Eles têm som similar ao atrito de fios cabelo próximo ao ouvido.

     Os estertores podem ser:

    Estertores finos (ou crepitantes) - Frequência relativamente alta, pequena amplitude e duração mais curta, não são influenciados pela tosse e são ouvidos na metade final da inspiração.

    Estertores grossos (rudes) (ou bolhosos) - Têm frequência mais baixa e maiores amplitude e duração que os estertores finos, são ouvidos principalmente no início da inspiração e em quase toda a expiração e são modificados ou mesmo desaparecem com a tosse. Modifica-se com a tosse e não se altera com a posição do paciente.

    Os estertores rudes(grosso) podem estar associados a doença pulmonar obstrutiva.


    Gabarito do Professor: Letra B



    Bibliografia


    Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.


  • Gabarito: D

    Estretores:

    • Geral - inspiração ou expiração. Pacientes com ICC, fibrose pulmonar
    • Rude - início da inspiração. Pacientes com DPOC
    • Fino - final da inspiração. Pneumonias, bronquite